Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito Feitosa Aguiar, Evaneide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Castilho, Weimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-09T20:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-09T20:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Libras em 1 minuto e meio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599807 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino médio é um desafio para muitos estudantes, e o surdo, por sua vez, tem peculiaridades, pois traz consigo uma língua materna que as escolas e os professores desconhecem, e por isso acabam muitas vezes ignorados das metodologias ensinadas na escola. Não sendo pouco, as escolas desprovidas do ensino da Língua Brasileira de Sinais, os surdos por sua vez, ficam segregados, pois a inexistência do ensino de sua língua materna, impossibilita a inserção desse estudante. Desta maneira, essa pesquisa, desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como finalidade inserir os estudantes surdos na disciplina de Física, favorecendo a inclusão para a sua formação omnilateral e integral. O estudo possuiu uma metodologia do tipo qualitativa através da abordagem do estudo de caso; para isso foi desenvolvido um produto educacional utilizando vídeos didáticos que foram postados na plataforma Youtube e compartilhados para os estudantes ouvintes e o professor de Física; este produto utilizou como estratégia de avaliação os jogos didáticos. Concluímos que a proposta do produto educacional favoreceu o aprendizado da Libras pelos estudantes ouvintes e professor de Física, motivando as interações com o surdo, contribuindo na formação integral e omnilateral deste estudante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 250 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inserção do Surdo. Ensino de sinais Física. Ensino da Libras. Formação Integral e Omnilateral. | pt_BR |
Título: dc.title | Libras em 1 minuto e meio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL_EVA.pdf | 8,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599807/2/PRODUTO EDUCACIONAL_EVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons