Isto não é um manual: canal aberto às potências de vozes, discursos e imagens

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Jr, Antelmo da-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvim, Davis Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-09T20:31:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-09T20:31:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/channel/UCUEsVOrartmzCDdXudMZhTA-
identificador: dc.identifier.otherIsto não é um manual-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599806-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa é realizada no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades, na linha de pesquisa de práticas educativas. Trata-se de investigar processos de aprendizagem voltados a formação de consciência crítico reflexiva com estudantes do ensino médio a partir das experiências ocorridas nos movimentos de ocupação das escolas do Espírito Santo em 2016. A partir desta premissa, buscaremos identificar e analisar quais e como foram desenvolvidos os espaços, contextos, formatos aplicados na ação de “ocupar e resistir” para compreender como, efetivamente, se aprende inserido nesta realidade particular. Para entender um movimento tão diverso que diferente da ação política tradicional organiza-se de maneira horizontal, sem a imposição de lideranças, trouxe consigo, além da potência e capacidade de reinventar-se dessa estratégia, uma discussão necessária sobre a participação popular nos processos decisórios das cidades. A prática de pesquisa aplicada nessa dissertação a cartografia vai ao encontro da percepção de uma linha que permita identificar tais aprendizagens utilizando as memórias e a imersão no acontecimento, uma vez que o foco se dá no processo e não em um fim em si. Uma forma de mergulhar no caudaloso rio de probabilidades de aprendizado que as ocupações secundaristas nos presentearam. A partir das referências teóricas fundadas nos conceitos de ação direta em uma perspectiva anarquista, na ideia do comum em Antônio Negri e Michel Hardt , na perspectiva rizomática de Deleuze e Guatarri e atravessada pelo conceito de educação menor de Silvio Gallo buscamos trazer a tona as inventividades e construções que envolveu “Ocupas”, apoiadores e toda sociedade que foi alcançada pelo movimento. O Produto educacional desenvolvido em forma de um canal de youtube pretende promover o acontecimento irrepetível através dos discursos e das vivências de todos envolvidos na ocupações secundaristas de 2016 no Espírito Santo sem a pretensão de analisa-los ou traduzi-los permitindo que as ocupações sigam produzindo invenções e linhas de fuga na busca por uma educação para liberdade sem tutelas.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeLink-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAnarquismos-
Palavras-chave: dc.subjectOcupações-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Libertária-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade étnico racial-
Título: dc.titleIsto não é um manual: canal aberto às potências de vozes, discursos e imagens-
Tipo de arquivo: dc.typeportal-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de mestrado-
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