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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva Jr, Antelmo da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alvim, Davis Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-09T20:31:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-09T20:31:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/channel/UCUEsVOrartmzCDdXudMZhTA | - |
| identificador: dc.identifier.other | Isto não é um manual | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599806 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa é realizada no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades, na linha de pesquisa de práticas educativas. Trata-se de investigar processos de aprendizagem voltados a formação de consciência crítico reflexiva com estudantes do ensino médio a partir das experiências ocorridas nos movimentos de ocupação das escolas do Espírito Santo em 2016. A partir desta premissa, buscaremos identificar e analisar quais e como foram desenvolvidos os espaços, contextos, formatos aplicados na ação de “ocupar e resistir” para compreender como, efetivamente, se aprende inserido nesta realidade particular. Para entender um movimento tão diverso que diferente da ação política tradicional organiza-se de maneira horizontal, sem a imposição de lideranças, trouxe consigo, além da potência e capacidade de reinventar-se dessa estratégia, uma discussão necessária sobre a participação popular nos processos decisórios das cidades. A prática de pesquisa aplicada nessa dissertação a cartografia vai ao encontro da percepção de uma linha que permita identificar tais aprendizagens utilizando as memórias e a imersão no acontecimento, uma vez que o foco se dá no processo e não em um fim em si. Uma forma de mergulhar no caudaloso rio de probabilidades de aprendizado que as ocupações secundaristas nos presentearam. A partir das referências teóricas fundadas nos conceitos de ação direta em uma perspectiva anarquista, na ideia do comum em Antônio Negri e Michel Hardt , na perspectiva rizomática de Deleuze e Guatarri e atravessada pelo conceito de educação menor de Silvio Gallo buscamos trazer a tona as inventividades e construções que envolveu “Ocupas”, apoiadores e toda sociedade que foi alcançada pelo movimento. O Produto educacional desenvolvido em forma de um canal de youtube pretende promover o acontecimento irrepetível através dos discursos e das vivências de todos envolvidos na ocupações secundaristas de 2016 no Espírito Santo sem a pretensão de analisa-los ou traduzi-los permitindo que as ocupações sigam produzindo invenções e linhas de fuga na busca por uma educação para liberdade sem tutelas. | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Link | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anarquismos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ocupações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Libertária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade étnico racial | - |
| Título: dc.title | Isto não é um manual: canal aberto às potências de vozes, discursos e imagens | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | portal | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Portal | |
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