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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARNEIRO, Vinícius Aguiar Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-08T16:34:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-08T16:34:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ÍNDIO COMO UM DISCURSO: SENTIDOS NAS NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | O ÍNDIO COMO UM DISCURSO: SENTIDOS NAS NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA-texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599796 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo é fruto das atividades realizadas no Mestrado profissional em ensino de história – PROFHISTÓRIA, UFRJ. Ele se propõe a fazer uma análise do discurso sobre o saber histórico escolar, colocando no centro da análise os discursos sobre os povos indígenas dentro deste saber. Com base nos conceitos teórico-metodológicos de “saber histórico escolar”, trabalhados por Circe Bittencourt, Gabriel e Monteiro, “lugar de fronteira” de Monteiro, e arqueologia do saber de Foucault. O presente estudo se propõe a realizar uma análise discursivas de quatro narrativas da história ensinada em quatro momentos diferentes da história nacional buscando possíveis formações discursivas entre estes discursos. O primeiro enunciado discursivo selecionado de meados do XIX com o professor Macedo, o segundo de princípios do XX com Rocha Pombo, o terceiro de meados do XX com Aciolli e Taunay e o quarto enunciado discursivo realizado as vésperas da redemocratização com Franco e Monteiro. A partir dos resultados desta análise, destacando os sentidos de história por traz do conceito índio trabalhados nestes discursos, busquei construir uma análise das perspectivas atuais sobre os avanços no ensino de história dos povos indígenas. Este estudo representa a base de sustentação do meu produto educacional, Itinerários de Formação: Subsídios para um ensino das histórias dos povos indígenas do Brasil nas escolas dos kraís. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.586 KB/ 2.268 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; ensino de História, povos indígenas; lei 11.545/2008; antirracismo; história do ensino de história. | pt_BR |
Título: dc.title | O índio como um discurso: sentidos nas narrativas do ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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