PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS PARA ESCOLA DO CAMPO - PRODUTO EDUCACIONAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALINE LIMA DA ROCHA ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-08T11:51:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-08T11:51:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
identificador: dc.identifier.otherPROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS PARA UMA ESCOLA DO CAMPO - PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599794-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado, aplicado e avaliado no decorrer da pesquisa-ação intitulada ‘Influência do Programa De Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo’ (ALMEIDA, 2018). Constitui um dos produtos educacionais do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica do PPGEB – UNIARP da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Vinculado à Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente, o produto educacional descreve as etapas formativas e parte das atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo. As etapas são previstas no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas que vem sendo desenvolvido em vários municípios catarinenses, mas foram adaptadas a demandas indicadas no início da pesquisa pelos docentes da Escola Municipal de Educação Básica Rodolfo Nickel, uma escola do campo vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina. Trata-se de uma proposta educativa transdisciplinar e ecoformadora, conectada com as demandas atuais e atenta às incertezas em relação ao futuro. Entre os resultados, a intervenção formativa favoreceu a aproximação entre escola e comunidade, o trabalho colaborativo, a articulação entre currículo e realidade, a valorização do protagonismo docente e discente e outras especificidades apresentadas na dissertação. Para seu desenvolvimento, a proposta formativa se utilizou da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, uma iniciativa criada por Torre e Zwierewicz (2009). Por meio da referida metodologia foi possível uma formação comprometida com os desafios da instituição pesquisada, sem desvalorizar os potenciais que a mesma já apresentava.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,38 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titlePROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS PARA ESCOLA DO CAMPO - PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Básica - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto da dissertação de mestradopt_BR
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