A cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de História. Icoaraci -PA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Williomar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-09T14:04:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-09T14:04:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherWilliomarPeixoto_DissertaçãoFinal-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599792-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação carrega como tema principal o diálogo entre a Educação Patrimonial e a História local no ensino de História, no intuito de contribuir para a pesquisa científica acerca da didática da História. Ela busca caminhos que possam levar os discentes a um conhecimento histórico, de fato, significativo. Para isto, direcionou-se em demonstrar a importância do trato por parte do ensino de História com temas de história local e patrimônio, haja vista a importante ligação que estes guardam com a perspectiva do desenvolvimento das identidades e do sentimento de pertença dos alunos. Por meio de um projeto de intervenção realizado com alunos do 9º ano do Colégio Interativo, no distrito de Icoaraci (Belém-PA), apresentamos uma sequência didática para contemplar as abordagens de pesquisa acima citadas. Nesse sentido, foram utilizadas principalmente fontes orais, oriundas da produção de memórias de parte dos moradores do distrito de Icoaraci, e consecutivamente o registro de imagens fotográficas dos espaços e práticas elencados nestes relatos de memória. Tal prática objetivou colocar o aluno como protagonista da pesquisa, propiciando-lhes apreender um passado de seu lugar que, para eles, antes, estava silenciado, ajudando-os a obter noções de um tempo repleto de rupturas e permanências no presente. A produção é um meio de ampliação do debate sobre o ensino patrimonial, e da pesquisa em ensino de História, a partir dos usos dos diferentes espaços de memória como fonte de análise. O trabalho sugere ainda o debate existente sobre às definições e usos dos patrimônios culturais, suas finalidades e a quais projetos de sociedade atendem. O resultado material desse projeto configura-se num produto em formato de sequência didática, sistematizando a proposta de ensino patrimonial aqui realizada, tendo como alvo principal professores da rede básica de ensino, bem como o acervo de imagens produzidas pelos alunos, além do próprio banco de dados que organiza os apontamentos sobre lugares, costumes, práticas locais oriundas da memória dos mais velhos e dos alunos.-
Tamanho: dc.format.extent11,1 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Memória e Identidade; Paisagem Cultural e Espaço Urbano; Ensino Patrimonial; Icoaraci.-
Título: dc.titleA cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de História. Icoaraci -PA.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons