Identidade negra na infância escolar: um novo olhar sobre o negro no ensino de História nos anos Iniciais a partir da experiência com os alunos de uma escola rural em Japeri/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Wallace Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-08T15:09:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-08T15:09:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherIDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL EM JAPERI/RJpt_BR
identificador: dc.identifier.otherIDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL EM JAPERI/RJ- textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599783-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa pesquisa sobre a prática do ensino de História nos Anos Iniciais tendo por finalidade promover a reflexão dos docentes que atuam nesta etapa escolar acerca da forma como o negro vem sendo abordado na introdução aos estudos históricos, considerando tal prática como fator determinante que influencie, diretamente, a criança negra na escola em seu processo de identificação. Essa pesquisa teve como objeto de estudo os alunos de uma escola rural da rede municipal de ensino de Japeri/RJ mostrando como o ensino de História, quando trabalhado de forma estratégica, a partir da experiência positiva de um Projeto que foi desenvolvido com esses discentes, torna-se uma importante ferramenta pedagógica de auxílio ao aluno negro em seu processo de autoconstrução identitária. A metodologia utilizada nesta pesquisa parte de um estudo investigativo sobre a análise prática da ação desse projeto desenvolvido no ano de 2019 com os alunos de uma unidade escolar na qual foram suscitadas questões importantes sobre o ensino de História resultando na seguinte questão problematizadora: Como o ensino de História nos Anos Iniciais pode influenciar a criança negra na escola em seu processo de identificação? Na tentativa de encontrar respostas a essa questão de partida, primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico no portal Capes de teses e dissertações objetivando a procura de pesquisas já produzidas sobre essa temática que auxiliasse no desenvolvimento do presente trabalho; também a proposta de uma discussão teórica que fundamentasse empiricamente essa pesquisa acerca da ideia central de repensar a prática do ensino de História nas séries iniciais; assim como será apresentado o resultado de um estudo reflexivo e crítico acerca da própria construção e organização curricular da História no que diz respeito à aplicabilidade da lei 10.639/03; além da análise crítica de um material escrito produzido pelos alunos que participaram do Projeto. A partir desta pesquisa foi possível encontrar resultados significativos que serão aqui expostos; assim como a produção de um Guia Didático sobre a temática ensino de História da África por meio dos Contos africanos para o trabalho a ser realizado em sala de aula junto do ensino de relações étnico-raciais de forma lúdica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.346 KB/ 1.730 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; anos iniciais; ensino de história; identidade negra; educação antirracista; guia didático.pt_BR
Título: dc.titleIdentidade negra na infância escolar: um novo olhar sobre o negro no ensino de História nos anos Iniciais a partir da experiência com os alunos de uma escola rural em Japeri/RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons