Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Wallace Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-08T15:09:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-08T15:09:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | IDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL EM JAPERI/RJ | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | IDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL EM JAPERI/RJ- texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre a prática do ensino de História nos Anos Iniciais tendo por finalidade promover a reflexão dos docentes que atuam nesta etapa escolar acerca da forma como o negro vem sendo abordado na introdução aos estudos históricos, considerando tal prática como fator determinante que influencie, diretamente, a criança negra na escola em seu processo de identificação. Essa pesquisa teve como objeto de estudo os alunos de uma escola rural da rede municipal de ensino de Japeri/RJ mostrando como o ensino de História, quando trabalhado de forma estratégica, a partir da experiência positiva de um Projeto que foi desenvolvido com esses discentes, torna-se uma importante ferramenta pedagógica de auxílio ao aluno negro em seu processo de autoconstrução identitária. A metodologia utilizada nesta pesquisa parte de um estudo investigativo sobre a análise prática da ação desse projeto desenvolvido no ano de 2019 com os alunos de uma unidade escolar na qual foram suscitadas questões importantes sobre o ensino de História resultando na seguinte questão problematizadora: Como o ensino de História nos Anos Iniciais pode influenciar a criança negra na escola em seu processo de identificação? Na tentativa de encontrar respostas a essa questão de partida, primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico no portal Capes de teses e dissertações objetivando a procura de pesquisas já produzidas sobre essa temática que auxiliasse no desenvolvimento do presente trabalho; também a proposta de uma discussão teórica que fundamentasse empiricamente essa pesquisa acerca da ideia central de repensar a prática do ensino de História nas séries iniciais; assim como será apresentado o resultado de um estudo reflexivo e crítico acerca da própria construção e organização curricular da História no que diz respeito à aplicabilidade da lei 10.639/03; além da análise crítica de um material escrito produzido pelos alunos que participaram do Projeto. A partir desta pesquisa foi possível encontrar resultados significativos que serão aqui expostos; assim como a produção de um Guia Didático sobre a temática ensino de História da África por meio dos Contos africanos para o trabalho a ser realizado em sala de aula junto do ensino de relações étnico-raciais de forma lúdica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.346 KB/ 1.730 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; anos iniciais; ensino de história; identidade negra; educação antirracista; guia didático. | pt_BR |
Título: dc.title | Identidade negra na infância escolar: um novo olhar sobre o negro no ensino de História nos anos Iniciais a partir da experiência com os alunos de uma escola rural em Japeri/RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons