Ensino de matemática na educação básica: estudos diagnósticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Ducival Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-07T17:18:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-07T17:18:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-01-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de matemática na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599770-
Resumo: dc.description.abstractEste EBBOK intitulado “ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTUDOS DIAGNÓSTICOS” surge na perspectiva de sistematizar e divulgar os artigos com resultados de pesquisas no âmbito do ensino de matemática. Os autores são estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Os artigos trazem diagnósticos da educação básica no cenário educacional paraense, envolvendo municípios como: VIGIA, BELÉM, SÃO JOÃO DE PIRABAS, ABAETETUBA. E constituem-se em uma referência significativa como material de consulta para futuras pesquisas. Vale ainda ressaltar que os estudos diagnósticos envolvem não somente a ótica do ensinar, na qual reside a figura do professor e todas as competências vinculadas ao ensino. Mas, ainda a ótica do aprendente (estudante), posto que trazem à tona desafios e perspectivas frente a aprendizagem. Assim, suscita reflexões na qual o ENSINO não se constitui em um fenômeno dissociado da APRENDIZAGEM. Dito isto, destaco este livro enquanto difusor de cenários educacionais que ultrapassam a mera descrição da realidade e avançam nas prescrições, exemplificações e propostas focadas aos diversos diagnósticos identificados. Outro aspecto relevante desta obra reside no fato de que todos os autores atuam efetivamente, ou já atuaram, na educação básica e fizeram da pesquisa um instrumento orientador e reorientador de suas atuações docentes. A leitura dos artigos traz à tona debates atuais acerca do ensino da matemática e os desafios que se colocam na ação docente. Revelam ainda a necessidade real de revisão das formas de proceder o processo didático na educação básica, mais especificamente no ensino de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1962pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleEnsino de matemática na educação básica: estudos diagnósticospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLivropt_BR
Aparece nas coleções:Textos