Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria de Lourdes Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Kely Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ducival Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-07T17:18:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-07T17:18:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de matemática na educação básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599770 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este EBBOK intitulado “ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTUDOS DIAGNÓSTICOS” surge na perspectiva de sistematizar e divulgar os artigos com resultados de pesquisas no âmbito do ensino de matemática. Os autores são estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Os artigos trazem diagnósticos da educação básica no cenário educacional paraense, envolvendo municípios como: VIGIA, BELÉM, SÃO JOÃO DE PIRABAS, ABAETETUBA. E constituem-se em uma referência significativa como material de consulta para futuras pesquisas. Vale ainda ressaltar que os estudos diagnósticos envolvem não somente a ótica do ensinar, na qual reside a figura do professor e todas as competências vinculadas ao ensino. Mas, ainda a ótica do aprendente (estudante), posto que trazem à tona desafios e perspectivas frente a aprendizagem. Assim, suscita reflexões na qual o ENSINO não se constitui em um fenômeno dissociado da APRENDIZAGEM. Dito isto, destaco este livro enquanto difusor de cenários educacionais que ultrapassam a mera descrição da realidade e avançam nas prescrições, exemplificações e propostas focadas aos diversos diagnósticos identificados. Outro aspecto relevante desta obra reside no fato de que todos os autores atuam efetivamente, ou já atuaram, na educação básica e fizeram da pesquisa um instrumento orientador e reorientador de suas atuações docentes. A leitura dos artigos traz à tona debates atuais acerca do ensino da matemática e os desafios que se colocam na ação docente. Revelam ainda a necessidade real de revisão das formas de proceder o processo didático na educação básica, mais especificamente no ensino de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1962 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de matemática na educação básica: estudos diagnósticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino de matemática na educação básica.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599770/1/Ensino de matemática na educação básica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: