De Dandara a Firmina: o Ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Rayme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-06T19:44:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-06T19:44:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherRaymeCosta_DissertaçãoFinal-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599762-
Resumo: dc.description.abstractUma única história tem sido contada sobre a população negra e sobre as mulheres negras no ensino de história do Brasil, uma história de invisibilidade e lugares subalternos, nos quais a população negra é desumanizada e as mulheres negras reduzidas a condição de mulatas, domésticas e mães pretas. Esta narrativa é resultado de um processo histórico consciente de desumanização formatado pelo ocidente na modernidade/colonialidade, para gerar domínio e consolidação de poder. Nesse sentido, esta dissertação busca ser uma resposta a esse contexto, objetivando construir uma narrativa no ensino de história do Brasil à luz da trajetória de cinco mulheres negras, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin e Maria Firmina dos Reis, mobilizando suas perspectivas para entender o contexto colonial (Séc. XVI-XIX), visibilizando personagens e contextos marginalizados, e apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentam essa experiência, tendo o sistema web “Mulheres Negras no Ensino de História”, como produto das atividades realizadas. A pesquisa escolar ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) da cidade de Paragominas, concomitantemente às aulas de história para a turma de Informática do segundo ano do ensino médio, no ano de 2018. Para isso, foi necessário descolonizar as formas de ver, a interseccionalidade, o gênero, e o jogo de escalas da micro-história, que foram utilizados como ferramentas procedimentais, além dos conhecimentos discentes para perceber as mulheres negras do presente e do passado. A metodologia utilizada foi da aula-oficina, na qual os alunos, após serem ambientados sobre os contextos, foram divididos em grupos e tiveram acesso às fontes sobre cada personagem, apresentando em forma de seminário seu contexto e biografia, as quais foram utilizadas para produzir o sistema web. Compreender o passado colonial pelas lentes de mulheres negras materializou e aproximou a história do cotidiano dos educandos, muitos realizaram uma apropriação das personagens como elementos simbólicos para a positivação da negritude, passando a observar as mulheres negras ao seu derredor e as suas problemáticas, além de uma complexificação do ser mulher e da crítica sobre a feminilidade branca.-
Tamanho: dc.format.extent2,13 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Mulheres Negras; Trajetórias Negras; Ensino Médio Integrado.-
Título: dc.titleDe Dandara a Firmina: o Ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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