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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Rayme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-06T19:44:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-06T19:44:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RaymeCosta_DissertaçãoFinal | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599762 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Uma única história tem sido contada sobre a população negra e sobre as mulheres negras no ensino de história do Brasil, uma história de invisibilidade e lugares subalternos, nos quais a população negra é desumanizada e as mulheres negras reduzidas a condição de mulatas, domésticas e mães pretas. Esta narrativa é resultado de um processo histórico consciente de desumanização formatado pelo ocidente na modernidade/colonialidade, para gerar domínio e consolidação de poder. Nesse sentido, esta dissertação busca ser uma resposta a esse contexto, objetivando construir uma narrativa no ensino de história do Brasil à luz da trajetória de cinco mulheres negras, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin e Maria Firmina dos Reis, mobilizando suas perspectivas para entender o contexto colonial (Séc. XVI-XIX), visibilizando personagens e contextos marginalizados, e apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentam essa experiência, tendo o sistema web “Mulheres Negras no Ensino de História”, como produto das atividades realizadas. A pesquisa escolar ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) da cidade de Paragominas, concomitantemente às aulas de história para a turma de Informática do segundo ano do ensino médio, no ano de 2018. Para isso, foi necessário descolonizar as formas de ver, a interseccionalidade, o gênero, e o jogo de escalas da micro-história, que foram utilizados como ferramentas procedimentais, além dos conhecimentos discentes para perceber as mulheres negras do presente e do passado. A metodologia utilizada foi da aula-oficina, na qual os alunos, após serem ambientados sobre os contextos, foram divididos em grupos e tiveram acesso às fontes sobre cada personagem, apresentando em forma de seminário seu contexto e biografia, as quais foram utilizadas para produzir o sistema web. Compreender o passado colonial pelas lentes de mulheres negras materializou e aproximou a história do cotidiano dos educandos, muitos realizaram uma apropriação das personagens como elementos simbólicos para a positivação da negritude, passando a observar as mulheres negras ao seu derredor e as suas problemáticas, além de uma complexificação do ser mulher e da crítica sobre a feminilidade branca. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,13 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Mulheres Negras; Trajetórias Negras; Ensino Médio Integrado. | - |
| Título: dc.title | De Dandara a Firmina: o Ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RaymeCosta_DissertaçãoFinal.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599762/2/RaymeCosta_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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