Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, LUCIANA APARECIDA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIROLA, NELSON ANTONIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-06T13:59:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-06T13:59:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | CÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599744 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional parte da necessidade de desenvolver tarefas matemáticas de adição e subtração visando estratégias de Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número. As tarefas matemáticas apresentadas para este Produto Educacional foram pensadas para que o aluno perceba que pode chegar ao mesmo resultado utilizando caminhos diferentes, aplicando e combinando estratégias diversificadas, para ir além do uso do algoritmo convencional. Destinada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constitui-se como um importante recurso para a prática docente com o objetivo de apresentar uma proposta didática relacionada com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foi dividido em quatro etapas. Na primeira será apresentada um breve embasamento teórico acerca do tema, cuja totalidade se encontra na dissertação, oferecendo pressupostos sobre o Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número. Na segunda, sugestões de orientações didáticas aos professores para antes, durante e após as tarefas. Na terceira, as tarefas matemáticas destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, por fim, na quarta etapa, uma sugestão de autoavaliação. Acreditamos que as tarefas matemáticas propostas neste produto educacional não se esgotam nelas mesmas. Cabe ao professor explorar e ampliar as atividades que julgam necessárias para motivar seus alunos, possibilitando momentos para que eles expliquem suas formas de pensar, suas estratégias de resolução, e desenvolvam o Sentido de número e o Cálculo mental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.2 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sentido de número | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tarefas matemáticas | pt_BR |
Título: dc.title | CÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599744/2/CÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons