CÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, LUCIANA APARECIDA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorPIROLA, NELSON ANTONIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-06T13:59:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-06T13:59:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
identificador: dc.identifier.otherCÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMEROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599744-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional parte da necessidade de desenvolver tarefas matemáticas de adição e subtração visando estratégias de Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número. As tarefas matemáticas apresentadas para este Produto Educacional foram pensadas para que o aluno perceba que pode chegar ao mesmo resultado utilizando caminhos diferentes, aplicando e combinando estratégias diversificadas, para ir além do uso do algoritmo convencional. Destinada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constitui-se como um importante recurso para a prática docente com o objetivo de apresentar uma proposta didática relacionada com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foi dividido em quatro etapas. Na primeira será apresentada um breve embasamento teórico acerca do tema, cuja totalidade se encontra na dissertação, oferecendo pressupostos sobre o Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número. Na segunda, sugestões de orientações didáticas aos professores para antes, durante e após as tarefas. Na terceira, as tarefas matemáticas destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, por fim, na quarta etapa, uma sugestão de autoavaliação. Acreditamos que as tarefas matemáticas propostas neste produto educacional não se esgotam nelas mesmas. Cabe ao professor explorar e ampliar as atividades que julgam necessárias para motivar seus alunos, possibilitando momentos para que eles expliquem suas formas de pensar, suas estratégias de resolução, e desenvolvam o Sentido de número e o Cálculo mental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.2 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSentido de númeropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTarefas matemáticaspt_BR
Título: dc.titleCÁLCULO MENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMEROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons