RELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: impactos do Pibid na formação inicial e continuada de professores da educação infantil

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Autor(es): dc.contributor.authorARRUDA, VIVIANE APARECIDA BERNARDES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, MARTA SILENE FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-05T20:04:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-05T20:04:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599737-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos: “Formação, práxis e emancipação na educação escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano-FOCO”, foi fundamentada de acordo com a seguinte problemática: Quais as implicações teórico-metodológicas do Programa PIBID frente às políticas públicas educacionais brasileira para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Pedagogia-UEL, bem como para a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil? A justificativa do estudo se dá ao fato da autora dessa dissertação ter sido Supervisora do PIBID Pedagogia-UEL entre os anos de 2015-2018 e ter observado a importância do Programa para a formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica. Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID, para a formação inicial e continuada dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEL e professores da Educação Infantil. A pesquisa se fundamenta no aporte teórico metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando a análise do discurso em Bakhtin, ambas ancoradas no Método do Materialismo Histórico-Dialético. Os procedimentos técnicos elegidos foram: levantamento bibliográfico e análises realizadas em documentos oficiais das políticas públicas educacionais do Brasil. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e entrevista. O trabalho evidencia a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, trazendo a relevância desse Programa para os participantes da pesquisa, assim como determinadas fragilidades encontradas em sua execução, reforçando a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa para que ele realmente se concretize atingindo o objetivo da formação para a docência na Educação Infantil.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissionalpt_BR
Título: dc.titleRELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: impactos do Pibid na formação inicial e continuada de professores da educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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