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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | ARRUDA, VIVIANE APARECIDA BERNARDES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, MARTA SILENE FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-05T20:04:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-05T20:04:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos: “Formação, práxis e emancipação na educação escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano-FOCO”, foi fundamentada de acordo com a seguinte problemática: Quais as implicações teórico-metodológicas do Programa PIBID frente às políticas públicas educacionais brasileira para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Pedagogia-UEL, bem como para a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil? A justificativa do estudo se dá ao fato da autora dessa dissertação ter sido Supervisora do PIBID Pedagogia-UEL entre os anos de 2015-2018 e ter observado a importância do Programa para a formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica. Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID, para a formação inicial e continuada dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEL e professores da Educação Infantil. A pesquisa se fundamenta no aporte teórico metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, abordando a análise do discurso em Bakhtin, ambas ancoradas no Método do Materialismo Histórico-Dialético. Os procedimentos técnicos elegidos foram: levantamento bibliográfico e análises realizadas em documentos oficiais das políticas públicas educacionais do Brasil. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e entrevista. O trabalho evidencia a importância do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, trazendo a relevância desse Programa para os participantes da pesquisa, assim como determinadas fragilidades encontradas em sua execução, reforçando a necessidade de se repensar a organização de algumas ações no Programa para que ele realmente se concretize atingindo o objetivo da formação para a docência na Educação Infantil. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: impactos do Pibid na formação inicial e continuada de professores da educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Editora BAGAI - Relação Universidade e Educação Básica.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599737/2/Editora BAGAI - Relação Universidade e Educação Básica.pdfDownload |
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