Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEMOS, ALDA LIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GALVÃO, EDNA FERREIRA COELHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-31T22:25:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-31T22:25:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual POPULAÇÕES NEGRAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599641 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente guia é resultado da dissertação de mestrado intitulada “A formação de acadêmicos de Enfermagem no contexto Amazônico: as populações negras/quilombolas em foco”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia, constituindo-se assim em um produto técnico, nascido da pesquisa com docentes e discentes do curso de enfermagem, como possível proposta pedagógica de ensino e aprendizagem sobre as políticas de saúde integral da população negra (PNSIPN). Este é um tema atual, tendo em vista as manifestações contra a violência e a discriminação racial disseminada em vários países. O racismo estrutural tem gerado inúmeros processos de adoecimento que precisam ser discutidos e visualizados no âmbito da formação em saúde, como forma de contribuir para a revisão e superação de práticas discriminatórias no processo de cuidado e promoção à saúde. Esta produção é destinada aos docentes do curso de enfermagem, como material de apoio pedagógico para a formação de futuros enfermeiros. A proposta aqui é discutir criticamente as relações étnico/raciais no cuidado à saúde integral da população negra, e contribuir com a formação de profissionais sensíveis às desigualdades de acesso, assistência e tratamento dos afro descentes nos serviços públicos de saúde, com conhecimento, competência e habilidades para intervir de forma efetiva, seja na gestão, na coordenação de programas ou na assistência, para superar as desigualdades de acesso e garantir a equidade no atendimento do SUS. Esta preocupação se justifica uma vez que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010) demonstram que cerca de 50% da população se autodeclaram pardas ou negras (CHEHUEN NETO, et al., 2015). Por outro lado, nos dados oficiais do Sistema Nacional de Notificação de Nascidos Vivos (SINASC) e no Sistema Nacional de Mortalidade (SNM), indicam que existe um diferencial nas condições de viver, adoecer e morrer quando se coloca em evidência a raça/cor da população. Esses sistemas apontam que a maior proporção de nascidos vivos em mães adolescentes está entre as mães negras e indígenas e as maiores taxas de mortalidade materna é de mulheres negras, a qual encontra-se associada à falta de acesso ao pré-natal e ao parto com assistência adequada, | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | POPULAÇÕES NEGRAS | pt_BR |
Título: dc.title | SAÚDE DE POPULAÇÕES NEGRAS NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM GUIA PARA A PRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPG Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons