Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Isabel Cristine Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Alda Ernestina dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TAMIASSO-MARTINHON, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-31T20:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-31T20:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARTILHA BOLO DE CHOCOLATE - UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DO CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O cálculo estequiométrico é um dos conteúdos da Química que mais geram dificuldades entre os alunos. Neste sentido, a adoção de estratégicas que incluam atividades contextualizadas, interdisciplinares e experimentais, podem contribuir para uma aprendizagem mais efetiva. O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino do cálculo estequiométrico para alunos do Ensino Médio, tendo por base o bolo de chocolate como tema gerador. Para tanto, foi elaborada uma Cartilha que apresenta ao professor a proposta de uma abordagem metodológica contextualizada, interdisciplinar e experimental do conteúdo de cálculo estequiométrico a ser aplicada nas turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática envolvendo a realização de cinco encontros. A aplicação desta proposta certamente facilitará o desenvolvimento dos conteúdos e a compreensão do cálculo estequiométrico, um conteúdo considerado de grande complexidade por boa parte dos alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,61 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química. Cálculo estequiométrico. Sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | BOLO DE CHOCOLATE - Uma proposta metodológica para o ensino de Cálculo Estequiométrico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons