Ensino de História e Juventudes: caminhos para autonomia do educando

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Sahra Balieiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-01T20:06:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-01T20:06:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História e Juventudes: caminhos para autonomia do educando-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História e Juventudes: caminhos para autonomia do educando-texto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599632-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação aborda as finalidades do ensino de História dentro das funções da educação de qualificação, socialização e principalmente discutir a função da subjetivação. Tem o intuito de identificar as potencialidades do conhecimento histórico, acadêmico e escolar, como conhecimento que pode ser mobilizado por jovens pertencentes às classes populares que contribuam para a construção de práticas de autonomia, subjetivação e convivência democrática, em espaços escolares e sociais. Busca criar um diálogo entre o ensino de História com a cultura juvenil, ensejando facilitar assim a abordagem e o entendimento do conteúdo e o reconhecimento do educando como integrante desse processo histórico e suas ações em relação aos outros, ao seu cotidiano e ao "mundo ao seu redor". A metodologia desenvolvida na pesquisa foi estruturada baseada nos conceitos de pesquisa qualitativa bibliográfica e pesquisa-ação. A pesquisa-ação partiu do relato e problematização da prática docente da autora em uma escola Municipal de Volta Redonda, e para tal foram planejadas e aplicadas atividades com turmas de 7°ano e depois realizado um grupo focal com os educandos. A dissertação também apresenta um Caderno de Experiências com reflexões e propostas de práticas para professores de História sobre as discussões em torno da temática das Juventudes, autonomia e subjetivação, relacionando estes com os objetos de estudo do ensino de História no âmbito do Ensino Fundamental. Esse Caderno de Experiências sendo o produto da pesquisa e a sugestão do seu uso como uma ferramenta dentro das sequências pedagógicas dos docentes.-
Tamanho: dc.format.extent3.481KB/18.572 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; ensino de História; juventudes; autonomia; subjetivação; espaços democráticos.-
Título: dc.titleEnsino de História e Juventudes: caminhos para autonomia do educando-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons