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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Mário Roberto Tavares Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Botelho, Nara Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caldato, Milena Coelho Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-31T22:35:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-31T22:35:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual de Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) tem se mostrado uma ferramenta pedagógica promissora nas mais diversas realidades ao redor do mundo, estimulando o autoaprendizado do aluno e potencializando a habilidade de trabalhar em equipe. Contudo, ainda se percebe que a mesma é subutilizada nos cursos de graduação e, especialmente, pós-graduação em Medicina quando comparada a outras metodologias ativas como o PBL e a Problematização, que nos últimos anos têm sido as ferramentas mais adotadas pelos cursos de graduação em Medicina do Brasil com o objetivo de adequação as novas diretrizes curriculares de formação médica. Além disso, do ponto de vista das instituições de ensino, várias estratégias têm sido consideradas para contemplar o desenvolvimento das competências profissionais. Porém, uma das limitações em algumas delas é a necessidade de turmas ou grupos pequenos e, consequentemente, de mais professores/tutores o que eleva os custos para implementação e manutenção dos cursos. Quando a turma é grande, tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo torna-se um desafio maior. Nesse contexto a ABE pode ser aplicada com uma proporção que chega a 200 alunos para 1 professor, mas também em turmas menores de até 25 alunos. Um dos grandes entraves para a aplicação da ABE é a falta de qualificação profissional acerca das etapas e recursos necessários para a sua realização. São escassos os estudos em língua portuguesa sobre o tema, e poucas as instituições que incluem a ABE em seus roteiros de desenvolvimento docente. Dessa forma, elaborou-se este roteiro de oficinas como forma de contribuir e orientar a formação dos professores acerca dessa estratégia educacional e assim disseminá-la pelos mais diversos cursos e instituições de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | ROTEIRO DE OFICINAS PARA QUALIFICAR DOCENTES EM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PPG Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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