PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR - PCE: EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS E NOS AVENTURAMOS NOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE NOSSOS AVÓS’

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorELIANE SCHEFFMACHER FELIPUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-31T00:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-31T00:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-30-
identificador: dc.identifier.otherPROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR - PCE: EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS E NOS AVENTURAMOS NOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE NOSSOS AVÓS’pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599606-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta um Projeto Criativo Ecoformador – PCE desenvolvido em uma pesquisa-ação vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Sistematizada na dissertação intitulada ‘Implicações dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil’, a pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Lebon Régis, em Santa Catarina. Vinculada à Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente do PPGE/UNIARP, a pesquisa integra os estudos articulados ao Projeto de Pesquisa ‘Impactos da metodologia dos ‘Projetos Criativos Ecoformadores - PCE na transformação da prática pedagógica de docentes da Educação Básica’. Este projeto tem como objetivo analisar as contribuições do PCE na transformação da prática pedagógica e sua contribuição para ampliar o protagonismo e favorecer o ‘bem viver’ de docentes e estudantes da Educação Básica, por meio de iniciativas transdisciplinares e ecoformadoras. Como produtos educacionais, prioriza o desenvolvimento de projetos comprometidos com demandas tanto do contexto como as observadas globalmente. O ‘Projeto Criativo Ecoformador: eu brinco, tu brincas, nós brincamos e nos aventuramos nos brinquedos e brincadeiras de nossos avós’ teve como referência quatro projetos desenvolvidos em outros municípios catarinenses, mas considerou em sua elaboração demandas das crianças que participaram da iniciativa. Na estruturação, utilizaram-se os organizadores conceituais propostos por Torre e Zwierewicz (2009). São eles: epítome, legitimação teórica, legitimação pragmática, perguntas geradoras, metas, eixos norteadores, itinerários, coordenadas temporais, avaliação emergente e polinização. Além da descrição das ações envolvidas em cada um desses organizadores, apresenta-se na sequência a situação mobilizadora, ou seja, o pensamento mobilizador que justificou o planejamento e a aplicação do PCE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Criativo Ecoformadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPertinênciapt_BR
Título: dc.titlePROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR - PCE: EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS E NOS AVENTURAMOS NOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE NOSSOS AVÓS’pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Básica - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto da dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons