Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zuchini, Vitor de Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-29T17:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-29T17:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: A CASA DE CÂMARA E CADEIA DE ATIBAIA E O MUSEU MUNICIPAL JOÃO BATISTA CONTI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599595 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado tem como foco de trabalho analisar o bem cultural Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia (SP) e os conteúdos e valores históricos mobilizados em seu processo de patrimonialização federal, ocorrida em 1955. Refletiremos sobre qual passado se buscou proteger no processo de tombamento e nas intervenções realizadas pelo Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN) no edifício entre os anos de 1958 e 1961 quando este já era sede – ainda de forma experimental – do Museu Municipal de Atibaia, atual Museu Municipal João Batista Conti (MMJBC). Buscaremos também apresentar ao leitor uma explanação sobre a origem, contexto e organização do museu relacionados à sua configuração inicial e na contemporaneidade, bem como apresentar uma análise sobre os conteúdos históricos em suas seções. Para tanto procura-se apresentar a história da constituição da edificação e compreender as circunstâncias em que se deu a criação do museu, os agentes ligados à sua criação e à formação do acervo. Propõe-se, como produto final, o desenvolvimento de uma cartilha que busque apresentar aos professores atividades educativas com foco na educação patrimonial associada ao ensino de história tendo como objeto de estudo o edifício, a Casa de Câmara e Cadeia, a fim de desenvolver nos educandos a consciência histórica sobre a importância de tal instituição para a localidade no contexto colonial e imperial e também sobre os valores mobilizados para seu tombamento. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de Atibaia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: A CASA DE CÂMARA E CADEIA DE ATIBAIA E O MUSEU MUNICIPAL JOÃO BATISTA CONTI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MESTRADO VITOR DE PAIVA ZUCHINI - OFICIAL 2021.pdf | 19,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599595/2/MESTRADO VITOR DE PAIVA ZUCHINI - OFICIAL 2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons