Produção de conhecimento acadêmico sobre powerlifting no Brasil: Revisão sistemática da literatura

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Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maurício Fugisawa de-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Anderson Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-28T18:54:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-28T18:54:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599520-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade é crescente o interesse pelas modalidades de práticas esportivas, predominantemente de alta intensidade, voltadas para treinamento e condicionamento físicos. Dentre essas modalidades destaca-se o powerlifting, também denominado levantamentos básicos, uma prática que consiste na execução sequencial de três tipos de exercícios de força: agachamento, supino reto e levantamento terra. Instigado pelo interesse que o powerlifting vem despertando e baseado em leituras acerca da produção de conhecimento sobre esta modalidade, o presente estudo parte da hipótese de que existe uma carência de trabalhos científicos que reúnam e sistematizem a contribuição acadêmica gerada no País sobre o tema. O objetivo principal do estudo foi mapear a produção acadêmica sobre powerlifting gerada no Brasil, tendo como preocupação responder à seguinte pergunta de pesquisa: Qual seria a contribuição da produção acadêmica brasileira para o avanço do conhecimento científico sobre powerlifting no Brasil? O trabalho foi conduzido por meio de uma revisão sistemática da literatura, relativa à produção acadêmica brasileira no período que compreende os anos 2000 a abril de 2019. O estudo de revisão compreendeu as seguintes etapas: 1) identificação das fontes de informação sobre literatura; 2) estabelecimento de critérios para recuperação de materiais bibliográficos. 3) realização das buscas dos materiais em bases de dados bibliográficas; 4) seleção de materiais bibliográficos (artigos, monografias, dissertações e teses). O resultado principal do trabalho de revisão da literatura apontou 19 estudos, para os quais aplicou-se uma análise detalhada das informações extraídas do título, objetivo, metodologia, grupo de sujeitos pesquisados, resultados e conclusão. Utilizou-se também técnicas básicas de bibliometria e de análise de conteúdo para interpretar os resultados obtidos. Embora as contribuições acadêmicas tivessem objetivos diversos, a revisão sistemática da literatura apontou que os estudos possuem interesses predominantemente atrelados a três áreas do domínio de conhecimento: área médica, área da nutrição e área da educação física. Na área médica todos os estudos focaram o tema referente a pressão arterial; na área da nutrição os avanços de conhecimento se deram em dois temas distintos: ingestão dietética de nutrientes e avaliação nutricional; na área da educação física os resultados se pulverizaram em quatro temas: intensidade, carga e força; agachamento e movimento; morfofuncionalidades; e reconstrução histórica da prática de powerlifting. Acredita-se que houve avanços do conhecimento em todos os estudos, principalmente se considerados os objetivos para os quais foram realizados. Levando-se em conta as bases de dados bibliográficas pesquisadas, o número reduzido de publicações encontradas nestas bases, e que o tema embora relevante ainda é muito pouco explorado, o estudo indica que há um campo promissor de pesquisas a ser construído sobre powerlifting, em especial no Brasil.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExercício Físicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgachamentopt_BR
Título: dc.titleProdução de conhecimento acadêmico sobre powerlifting no Brasil: Revisão sistemática da literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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