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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Juliano Bezerra de Menezes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-28T11:31:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-28T11:31:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação de Juliano Bezerra de Menezes Barreto - Profhistória 2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599510 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos abordando relatos de experiências docentes em revistas entre 1999 e 2018. Essa coleta foi realizada a partir das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Redalyc e SciELO. Os artigos coletados estão organizados em quadros distribuídos de acordo com as etapas de escolarização às quais eles se dedicam. A proposta quer principalmente contribuir no combate à manipulação discursiva de movimentos conservadores como o Escola sem Partido (ESP), que denunciam uma suposta ideologia de gênero presente nos currículos escolares. A dimensão propositiva pedagógica da pesquisa são sugestões para metodologias de ensino de História elaboradas a partir de relatos de boas experiências, reflexões conceituais e autoras(es) que abordam esses temas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,54 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Título: dc.title | “PROFESSOR, O SENHOR É VIRGEM?” – CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE ABORDAGENS EM GÊNERO E SEXUALIDADE DESENVOLVIDAS EM OUTROS CONTEXTOS DISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PORTO ALEGRE 2020 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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