“PROFESSOR, O SENHOR É VIRGEM?” – CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE ABORDAGENS EM GÊNERO E SEXUALIDADE DESENVOLVIDAS EM OUTROS CONTEXTOS DISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PORTO ALEGRE 2020

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Juliano Bezerra de Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-28T11:31:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-28T11:31:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertação de Juliano Bezerra de Menezes Barreto - Profhistória 2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599510-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos abordando relatos de experiências docentes em revistas entre 1999 e 2018. Essa coleta foi realizada a partir das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Redalyc e SciELO. Os artigos coletados estão organizados em quadros distribuídos de acordo com as etapas de escolarização às quais eles se dedicam. A proposta quer principalmente contribuir no combate à manipulação discursiva de movimentos conservadores como o Escola sem Partido (ESP), que denunciam uma suposta ideologia de gênero presente nos currículos escolares. A dimensão propositiva pedagógica da pesquisa são sugestões para metodologias de ensino de História elaboradas a partir de relatos de boas experiências, reflexões conceituais e autoras(es) que abordam esses temas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,54 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.title“PROFESSOR, O SENHOR É VIRGEM?” – CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE ABORDAGENS EM GÊNERO E SEXUALIDADE DESENVOLVIDAS EM OUTROS CONTEXTOS DISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PORTO ALEGRE 2020pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos