Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sebastião Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-27T17:22:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-27T17:22:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo com Alunos Deficientes Visuais do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Mato Grosso Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599499 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras. O objetivo foi analisar a prática do xadrez, como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio integral com deficiência visual. O estudo foi desenvolvido baseados nos estudos de Araújo (2007), Mendes (2010), PCNs (2002). Foi utilizado os conceitos de Freitas e Peres (2008), Julião (2008), Silva (2002), Dutra, Santos e Borges (2012) para elencar os conceitos sobre os benefícios do xadrez quando trabalhados adequadamente. A metodologia utilizada foi questionário fechado e aberto aplicados a alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso-Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva. Através da pesquisa realizada com alunos e professores, identificou-se que o xadrez é uma ferramenta pedagógica muita utilizada pelos professores da Instituição, principalmente por trabalhar a inclusão com os alunos com baixa visão, pois, permite interação com os demais colegas melhorando a capacidade de organização de espaços e movimentos precisos. No contexto escolar, a pesquisa foi assertiva, através de uma atuação didática comprometida, podendo levar a educação com novos conceitos de relações humanas, pois, resgata os valores por meio do jogo de xadrez, oportunizando o aprimoramento dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e inclusivos, bases importantes na busca por uma educação com equidade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1696 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de xadrez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo com Alunos Deficientes Visuais do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Mato Grosso Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons