O Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo com Alunos Deficientes Visuais do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Mato Grosso Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sebastião Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-27T17:22:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-27T17:22:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-27-
identificador: dc.identifier.otherO Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo com Alunos Deficientes Visuais do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Mato Grosso Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599499-
Resumo: dc.description.abstractO xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras. O objetivo foi analisar a prática do xadrez, como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio integral com deficiência visual. O estudo foi desenvolvido baseados nos estudos de Araújo (2007), Mendes (2010), PCNs (2002). Foi utilizado os conceitos de Freitas e Peres (2008), Julião (2008), Silva (2002), Dutra, Santos e Borges (2012) para elencar os conceitos sobre os benefícios do xadrez quando trabalhados adequadamente. A metodologia utilizada foi questionário fechado e aberto aplicados a alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso-Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva. Através da pesquisa realizada com alunos e professores, identificou-se que o xadrez é uma ferramenta pedagógica muita utilizada pelos professores da Instituição, principalmente por trabalhar a inclusão com os alunos com baixa visão, pois, permite interação com os demais colegas melhorando a capacidade de organização de espaços e movimentos precisos. No contexto escolar, a pesquisa foi assertiva, através de uma atuação didática comprometida, podendo levar a educação com novos conceitos de relações humanas, pois, resgata os valores por meio do jogo de xadrez, oportunizando o aprimoramento dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e inclusivos, bases importantes na busca por uma educação com equidade.-
Tamanho: dc.format.extent1696-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de xadrez-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo com Alunos Deficientes Visuais do Ensino Médio Integral do Instituto Federal de Mato Grosso Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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