
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brogni, Lianeide de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-28T11:38:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-28T11:38:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Lianeide Brogni - Profhistória 2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599493 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,92 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Presentismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rock | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
| Título: dc.title | WELCOME TO MY WORLD: O ROCK É QUENTE, MAS A GUERRA É FRIA! ENSINANDO HISTÓRIA DA GUERRA FRIA NOS ANOS 50, ATRAVÉS DA CULTURA DO ROCK | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Lianeide Brogni - Profhistória 2018.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599493/1/Dissertação Lianeide Brogni - Profhistória 2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: