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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Sulene A | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Marcelo Eça | - |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Márcio Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-27T21:49:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-27T21:49:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599486 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao reconhecer as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino para que a educação inclusiva de fato se efetive nos espaços escolares, não sendo meramente um programa politico, mas que alcance todo o seu público, o presente trabalho, tem por objetivo analisar materiais alternativos que possam contribuir para o favorecimento da aprendizagem de química para estudantes com deficiência visual, bem como os demais estudantes da 3a série do ensino médio de uma escola estadual do município de Planalto-Ba. Para tanto, foram utilizados materiais de baixo custo e fácil aquisição e vários métodos, desde a apropriação da escrita Braille pelos estudantes de uma classe regular, momentos de sensibilização e estratégias para produção de materiais adaptados, levando em consideração que em cada turma estava matriculado um estudante cego. Estes materiais, além de possuírem escrita Braille, percepção tátil, também tinham escrita alfa numérica e diferentes cores, para contribuir com a aprendizagem de todos os estudantes. A pesquisa fundamenta-se em aplicar a mesma proposta para estudantes videntes e estudantes cegos criando as mesmas oportunidades de aprendizagens dos conteúdos preconizados no currículo escolar. Durante todo o ano letivo de 2019, foram produzidos 65 materiais que auxiliaram no entendimento do conteúdo a ser trabalho, os grupos orgânicos, o que resultou o favorecimento da aprendizagem, observada por meio das atividades de caráter avaliativo, bem como na construção de atitudes e valores importantes na construção de uma postura cidadã, contribuindo assim para uma pesquisa no ensino de Química numa perspectiva inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material alternativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química Licenciatura | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL Márcio França.pdf | Produto Educacional | 2.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599486/2/PRODUTO EDUCACIONAL Márcio França.pdfDownload |
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