Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Felipe Barreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-26T13:10:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-26T13:10:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2020_dis_fbferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho resulta na produção de um material didático que enfatiza o papel analítico e empírico que a escola pode adquirir para o ensino da sociologia escolar, podendo servir como suporte didático para professores e alunos de sociologia do Ensino Médio interessados em discutir a relevância da educação escolar e da escola tanto para o conjunto da sociedade, como também para os sujeitos que vivem diariamente nessa instituição de ensino que ocupa ou ocupou um tempo relevante na vida de praticamente todos nós, especialmente dos jovens estudantes. Para justificar tal empreitada, se investigou qual o lugar que a educação escolar e a escola ocupam nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas três edições (2012, 2015, 2018), concluindo que a reflexão sociológica sobre a escola, rica e abundante na produção das Ciências Sociais em geral, está praticamente ausente dos livros didáticos de sociologia escolhidos pelo PNLD, como fica evidente aqui por meio da análise de todos os 13 livros didáticos da disciplina escolar. Na tentativa de minimizar a marginalização da escola como objeto de ensino da sociologia escolar nos livros didáticos da disciplina, foi produzido um material didático que aborda aspectos essenciais sobre a educação escolar e a escola, destacando diferentes interpretações sobre a escola como instituição social e como lugar de interações e agrupamentos, que revelam uma rica oportunidade não só para a reflexão sobre o caráter sociológico da escola, mas também para o ensino da própria sociologia ao focar nos fenômenos sociais que podem ser observados no chão da instituição de ensino secundária e nas juventudes que a vivenciam diariamente. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático. Ensino de sociologia. Escola. Juventudes. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de sociologia, escola e juventudes: proposta de material didático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2020_dis_fbferreira.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599458/2/2020_dis_fbferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons