Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teles, Kelton Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-26T12:41:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-26T12:41:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2020_dis_kmteles | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599457 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem hipotética-dedutiva e pesquisaação. Tendo como procedimentos questionários, e entrevistas semiestruturadas. A presente pesquisa partiu da hipótese de que os leitores de um material didático se sentiriam mais atraídos pelo conteúdo dos livros se os mesmos fossem estruturados a partir de perguntas feitas por eles próprios. O objetivo foi precisamente elaborar um material complementar de sociologia ao manual oficial da escola, um paradidático temático sobre amizade. Material complementar este baseado em perguntas elaboradas pelos estudantes e professores da escola Diva Cabral. O material paradidático foi construído a partir de três questionários. O questionário 1 feito com estudantes, o questionário dois com professores e o questionário 3 com leitores diversos. Os três questionários interrogavam que tipo de conteúdo sociológico deve ser abordado no ensino médio, qual conteúdo deve constar em um livro didático, quais as perguntas mais pertinentes devem ser feitas em tal livro. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura destacando os desafios e possibilidades da Sociologia nos livros didáticos, a produção de currículos, os usos do livro em sala de aula. No segundo capítulo são traçados os caminhos da pesquisa e o terceiro capítulo é o paradidático sobre a amizade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. Didática. Livro didático. | pt_BR |
Título: dc.title | Um material paradidático de sociologia sobre amizade para estudantes do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2020_dis_kmteles.pdf | 412,48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599457/2/2020_dis_kmteles.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons