Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Saito, Sarita Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-26T12:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-26T12:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2021_dis_scsaito | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599456 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho versou sobre a Música como recurso didático no ensino de Sociologia no Ensino Médio. Objetivou investigar como as práticas musicais, centralmente os jogos musicais, contribuem para o raciocínio sociológico, nos exercícios da desnaturalização, do estranhamento e da imaginação, na perspectiva do raciocínio perceptivo (VIEIRA; RAY, 2009; ARNHEIM, 2004; PLAZA, 2003). O campo da pesquisa compreendeu uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) localizada em Fortaleza – CE, e neste contexto, a disciplina eletiva de Música – Prática de Conjunto. Partindo da discussão de que a Música é um recurso didático capaz de superar as dificuldades da linguagem sociológica na introdução e no reforço de conceitos e temas sociológicos (MORAES; GUIMARÃES, 2010), constituindo um bem cultural com o qual as juventudes e agrupamentos escolares se identificam (LIMA FILHO, 2020, 2014), desenvolvendo práticas musicais (ARROYO, 2010; BLACKING, 2007), questionou-se como este recurso pode mobilizar os princípios epistemológicos do ensino de Sociologia. A metodologia, de viés qualitativo, consistiu no diagnóstico do campo de ação (BAUER; GASKELL, 2004), no emprego de técnicas de observação sistemática e participante, e na aplicação de instrumentos como a entrevista semiestruturada e o questionário. Como produto final, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica a partir dos jogos musicais de Raymond Murray Schafer e Hans-Joachim Koellreutter, cujas abordagens da segunda geração de educadores musicais (BRITO, 2019, 2001; FONTERRADA, 2008) dialogam com os referenciais teóricos da pesquisa. Os resultados apontam para a possibilidade de integração entre o ensino de Sociologia e as práticas musicais, contribuindo para uma abordagem lúdica, crítica e criativa da Música como recurso didático, bem como para a construção de indicadores socioculturais (BAUER, 2004) a partir da pesquisa sonora e dos jogos musicais adaptados da Educação Musical para o ensino de Sociologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. Práticas Musicais. Raciocínio Perceptivo. | pt_BR |
Título: dc.title | Música como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2021_dis_scsaito.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599456/2/2021_dis_scsaito.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons