Música como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSaito, Sarita Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-26T12:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-26T12:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-21-
identificador: dc.identifier.other2021_dis_scsaitopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599456-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versou sobre a Música como recurso didático no ensino de Sociologia no Ensino Médio. Objetivou investigar como as práticas musicais, centralmente os jogos musicais, contribuem para o raciocínio sociológico, nos exercícios da desnaturalização, do estranhamento e da imaginação, na perspectiva do raciocínio perceptivo (VIEIRA; RAY, 2009; ARNHEIM, 2004; PLAZA, 2003). O campo da pesquisa compreendeu uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) localizada em Fortaleza – CE, e neste contexto, a disciplina eletiva de Música – Prática de Conjunto. Partindo da discussão de que a Música é um recurso didático capaz de superar as dificuldades da linguagem sociológica na introdução e no reforço de conceitos e temas sociológicos (MORAES; GUIMARÃES, 2010), constituindo um bem cultural com o qual as juventudes e agrupamentos escolares se identificam (LIMA FILHO, 2020, 2014), desenvolvendo práticas musicais (ARROYO, 2010; BLACKING, 2007), questionou-se como este recurso pode mobilizar os princípios epistemológicos do ensino de Sociologia. A metodologia, de viés qualitativo, consistiu no diagnóstico do campo de ação (BAUER; GASKELL, 2004), no emprego de técnicas de observação sistemática e participante, e na aplicação de instrumentos como a entrevista semiestruturada e o questionário. Como produto final, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica a partir dos jogos musicais de Raymond Murray Schafer e Hans-Joachim Koellreutter, cujas abordagens da segunda geração de educadores musicais (BRITO, 2019, 2001; FONTERRADA, 2008) dialogam com os referenciais teóricos da pesquisa. Os resultados apontam para a possibilidade de integração entre o ensino de Sociologia e as práticas musicais, contribuindo para uma abordagem lúdica, crítica e criativa da Música como recurso didático, bem como para a construção de indicadores socioculturais (BAUER, 2004) a partir da pesquisa sonora e dos jogos musicais adaptados da Educação Musical para o ensino de Sociologia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia. Práticas Musicais. Raciocínio Perceptivo.pt_BR
Título: dc.titleMúsica como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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