A aprendizagem significativa de Sociologia a partir de Metodologias Ativas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTorres, Ana Carolina Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-26T13:26:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-26T13:26:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
identificador: dc.identifier.other2020_dis_acstorrespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599443-
Resumo: dc.description.abstractA Sociologia, mais do que uma disciplina que compõe o Currículo do Ensino Médio, é um instrumento necessário para compreender nossa sociedade multifacetada: seu ensino deve ser encarado como uma busca pela emancipação dos indivíduos a partir da formação do seu senso crítico, desnaturalizando os fenômenos sociais e transformando a sua realidade. O presente estudo trata-se de uma intervenção pedagógica que investigou o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio de uma escola em Juazeiro do Norte, Brasil. Buscou-se compreender melhor metodologias de ensino de Sociologia que facilitem, priorizem ou colaborem para uma aprendizagem significativa. Reflete-se acerca da realização de metodologias ativas de aulas, entre elas a “Roda de Conversa Sociológica” e “Sala de Aula Invertida”. A primeira compreende em gerar um ambiente mais dialógico na turma sem deixar de balizar questões importantes do conhecimento das Ciências Sociais e a última consiste em “inverter” o processo de aprendizagem, fazendo com que os alunos pesquisem e estudem antes das aulas, chegando a elas já com as informações necessárias, sendo o momento do encontro destinado a tirar as dúvidas e acompanhar a aprendizagem. Ambas consistem em tornar o estudante mais ativo no seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada para essa intervenção pedagógica foi a pesquisa-ação, que consiste em produzir conhecimento para um uso mais efetivo, promovendo autorreflexão e transformação acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. A roda de Conversa desenvolvida como metodologia de aula diferenciada de Sociologia mostrou ser um lócus privilegiado de escuta, diálogo e atenção ampla aos conteúdos discutidos: a participação dos estudantes se deu de forma mais efetiva do que na aula tradicional, especialmente no que tange ao desenvolvimento da argumentação e do questionamento, propiciando uma aprendizagem significativa. A sala de aula invertida, mesmo com todos seus desafios de reestruturar os espaços de aprendizagem, possibilitou uma maior personalização do ensino, ampliando meu conhecimento acerca das necessidades individuais dos estudantes. Por fim, o que uniu a operacionalização dessas duas metodologias ativas foi o uso da pesquisa sociológica como aparato facilitador para aproximação dos estudantes com conceitos, linguagem e métodos da Sociologia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas. Ensino de Sociologia. Educação.pt_BR
Título: dc.titleA aprendizagem significativa de Sociologia a partir de Metodologias Ativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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