Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Caroline Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-26T12:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-26T12:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfEPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599442 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os desenvolvimentos tecnológicos dos últimos anos no campo da eletrônica modificaram de maneira determinante o processo de comunicação. Assim, este estudo buscou investigar as práticas de ensino utilizadas em sala de aula (trabalho real) do curso técnico em eletrônica, IFPI/Campus Teresina Central, a fim de compreender se elas estão de acordo com as prescrições (trabalho prescritivo) ditadas nos documentos oficiais que orientam o ensino de LE por meio dos gêneros textuais profissionais em inglês, tendo como norte a Psicologia do Trabalho (CLOT, 2006, 2009), as teorias Sociorretórica (BAZERMAN, 2005,2006) e o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006,2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, bem como exploratória e descritiva, por meio de análise, registro e interpretação de dados obtidos através de questionário com professores e alunos das quatro turmas, além de observações em sala de aula. Percebeu-se que os docentes utilizam em suas práticas de ensino as orientações contidas nos documentos oficiais, e que mesmo não tendo conhecimento das teorias de aprendizagem de línguas, apresentaram interesse em conhecê-las, como forma de aprimorar sua atividade docente. Assim, foi criado um produto educacional intitulado como “Cartoon ilustrado”, contendo os principais gêneros textuais em inglês específicos da área da eletrônica, como forma de facilitar a assimilação dos alunos às expressões em inglês, e, consequentemente, na apropriação dos conteúdos do curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,07mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional. Práticas de ensino. Língua Inglesa. | pt_BR |
Título: dc.title | AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO COMUNICATIVO NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA NO IFPI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-FINAL-para-banca.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599442/2/Dissertação-FINAL-para-banca.pdfDownload | |
Produto_Cartoon_final.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599442/3/Produto_Cartoon_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons