AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO COMUNICATIVO NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA NO IFPI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Caroline Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-26T12:48:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-26T12:48:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfEPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599442-
Resumo: dc.description.abstractOs desenvolvimentos tecnológicos dos últimos anos no campo da eletrônica modificaram de maneira determinante o processo de comunicação. Assim, este estudo buscou investigar as práticas de ensino utilizadas em sala de aula (trabalho real) do curso técnico em eletrônica, IFPI/Campus Teresina Central, a fim de compreender se elas estão de acordo com as prescrições (trabalho prescritivo) ditadas nos documentos oficiais que orientam o ensino de LE por meio dos gêneros textuais profissionais em inglês, tendo como norte a Psicologia do Trabalho (CLOT, 2006, 2009), as teorias Sociorretórica (BAZERMAN, 2005,2006) e o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006,2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, bem como exploratória e descritiva, por meio de análise, registro e interpretação de dados obtidos através de questionário com professores e alunos das quatro turmas, além de observações em sala de aula. Percebeu-se que os docentes utilizam em suas práticas de ensino as orientações contidas nos documentos oficiais, e que mesmo não tendo conhecimento das teorias de aprendizagem de línguas, apresentaram interesse em conhecê-las, como forma de aprimorar sua atividade docente. Assim, foi criado um produto educacional intitulado como “Cartoon ilustrado”, contendo os principais gêneros textuais em inglês específicos da área da eletrônica, como forma de facilitar a assimilação dos alunos às expressões em inglês, e, consequentemente, na apropriação dos conteúdos do curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,07mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional. Práticas de ensino. Língua Inglesa.pt_BR
Título: dc.titleAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO COMUNICATIVO NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA NO IFPIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons