Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Edivaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-25T20:55:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-25T20:55:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | EdivaldoAndrade_DissertaçãoFinal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599427 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção, na qual a música é o principal elemento articulador das aulas, ações e atividades dentro do contexto do ensino de História. Dessa forma, esse trabalho propõe uma ação de Educação através do Hip-Hop, em especial a sua vertente musical, o Rap, com a criação de uma metodologia de ensino, fruto do resultado da pesquisa e que pode perfeitamente ser utilizada por qualquer professor e em qualquer escola. Para a sua realização usamos como elemento articulador a participação de rappers paraenses, em função de estes permitirem uma melhor afinação com a Educação Hip-Hop, sendo esta intervenção adaptável para o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa dissertação teve como produto final a própria metodologia, criada pelos alunos em parceria com os rappers e com o professor-pesquisador. Essa metodologia é composta de sete atividades, sendo uma experiência surpreendente do ponto de vista pedagógico, pois permitiu que temas aparentemente distantes da história, mais próximos da realidade dos alunos, se tornassem extremamente produtivos. As principais referências teóricas que nortearam o trabalho foram Edward Thompson, com sua história vista de baixo; Roberto Camargo, com suas reflexões sobre rap e política; e Paulo Freire, através de sua pedagogia emancipatória. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,59 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Hip Hop; Rap; Narrativas. | - |
Título: dc.title | Rapensando o ensino de história através da cultura hip hop: experiências pedagógicas em escolas da região metropolitana de Belém-PA (2019-2020). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EdivaldoAndrade_DissertaçãoFinal.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599427/2/EdivaldoAndrade_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons