INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Sandra Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Francielle Amâncio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T21:39:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T21:39:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educaional - Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599397-
Resumo: dc.description.abstractEste é o produto final de uma pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) que tem como tema central a interdisciplinaridade. A presente pesquisa objetivou contribuir com a formação continuada de professores do ensino fundamental II de uma escola da rede estadual de Santa Vitória- MG por meio de um conjunto de propostas interdisciplinares que foram abordadas em uma oficina realizada ao longo de seis encontros semanais com duração de aproximadamente 01 (uma) hora cada. No primeiro encontro foi apresentado o tema central da oficina e logo após foi aplicado um questionário semi-estruturado na busca pela concepção que estes docentes possuíam sobre a interdisciplinaridade. No decorrer dos encontros foi disponibilizado aos professores um material contendo sugestões de atividades interdisciplinares que ao término da oficina foram enriquecidas pelas propostas dos participantes. Ao término das oficinas, foi aplicado outro questionário a fim de avaliar o quanto o material apresentado contribuiu para a formação continuada dos participantes e para o estímulo da realização de propostas interdisciplinares na escola. Os questionários foram analisados separadamente e os dados obtidos demonstrados em quadros para facilitar a visualização e discutidos logo em seguida. Após o desenvolvimento das oficinas foi possível perceber um amadurecimento, ainda que muito sutil na compreensão sobre interdisciplinaridade, revelada pela identificação de elementos comuns às ações dessa natureza (a relação entre disciplinas, a integração entre conteúdos, a ideia de se trabalhar conteúdos de outras disciplinas).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectoficina pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas