Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Sandra Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Francielle Amâncio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-24T21:39:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-24T21:39:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educaional - Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é o produto final de uma pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) que tem como tema central a interdisciplinaridade. A presente pesquisa objetivou contribuir com a formação continuada de professores do ensino fundamental II de uma escola da rede estadual de Santa Vitória- MG por meio de um conjunto de propostas interdisciplinares que foram abordadas em uma oficina realizada ao longo de seis encontros semanais com duração de aproximadamente 01 (uma) hora cada. No primeiro encontro foi apresentado o tema central da oficina e logo após foi aplicado um questionário semi-estruturado na busca pela concepção que estes docentes possuíam sobre a interdisciplinaridade. No decorrer dos encontros foi disponibilizado aos professores um material contendo sugestões de atividades interdisciplinares que ao término da oficina foram enriquecidas pelas propostas dos participantes. Ao término das oficinas, foi aplicado outro questionário a fim de avaliar o quanto o material apresentado contribuiu para a formação continuada dos participantes e para o estímulo da realização de propostas interdisciplinares na escola. Os questionários foram analisados separadamente e os dados obtidos demonstrados em quadros para facilitar a visualização e discutidos logo em seguida. Após o desenvolvimento das oficinas foi possível perceber um amadurecimento, ainda que muito sutil na compreensão sobre interdisciplinaridade, revelada pela identificação de elementos comuns às ações dessa natureza (a relação entre disciplinas, a integração entre conteúdos, a ideia de se trabalhar conteúdos de outras disciplinas). | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | oficina pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: UMA METODOLOGIA PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Mestrado.pdf | 459,92 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599397/1/Produto Educacional - Mestrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: