O GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 NO JORNAL TRIBUNA DE ITARARÉ: A IMPRENSA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Daniel Bonin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T20:55:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T20:55:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3350/1/Daniel%20Bonin%20Barreto.pdf-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mestrado - Daniel Bonin Barretopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599396-
Resumo: dc.description.abstractO Golpe civil-militar de 1964 é um acontecimento recente da história do Brasil que, mesmo depois de mais de cinquenta anos, ainda suscita disputas de narrativas. Nos últimos anos, a revisão do tema passou a ser apropriada por grupos revisionistas que pretendem oferecer “uma outra versão” sobre esse episódio. A deposição do Presidente João Goulart contou com o apoio de diferentes setores da sociedade brasileira, entre eles, a imprensa. Neste trabalho, nosso objetivo é investigar como o jornal Tribuna de Itararé, da cidade de Itararé-SP, se posicionou diante da crise política brasileira da década de 1960 e da disputa entre dois modelos de sociedade (o capitalismo e o comunismo), um acirramento que contribuiu para o golpe de Estado, e apresentar uma proposta de uso dessa fonte no ensino da História. Selecionamos publicações do jornal do início de 1960 até 1964, assim como a memória que foi construída pelo jornal sobre seu passado. Também voltamos o olhar para a historiografia sobre o Golpe de 1964, priorizando pesquisas que utilizaram a imprensa como fonte. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2006) e os conceitos utilizados foram os de representações, com base em Moscovici (2007) e Jodelet (2012), e memória, segundo Nora (1993) e Pollak (1989). Como resultado, oferecemos um caderno de fontes, com sugestões metodológicas e atividades, destinado a professores e professoras, para o uso da imprensa e do jornal Tribunal de Itararé nas aulas de História. Dessa forma, pretendemos contribuir com a valorização da história local e com um ensino de História crítico e resistente a ideias antidemocráticas que rodeiam nossa sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5628 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGolpe de 1964; Ensino de História; Tribuna de Itararé; Imprensa; Representaçõespt_BR
Título: dc.titleO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 NO JORNAL TRIBUNA DE ITARARÉ: A IMPRENSA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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