Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, André Marcos de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wetterich, Caio Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-24T17:27:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-24T17:27:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599390 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido e referenciado teórico/metodologicamente durante a dissertação do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT intitulada “INDICADORES DE EQUIDADE E DE TRA JETÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE ACESSO E DE EVASÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFNMG – CAMPUS ARAÇUAÍ”. A pesquisa teve como objetivo construir e analisar os indicadores de acesso e evasão dos alunos no ensino médio integrado do IFNMG - Campus Araçuaí. O estudo também investigou as relações desses índices com as categorias gênero, cor/raça, vida escolar pregressa, modalidade de ingresso, auxílio financeiro e local de residência. A ideia deste relatório surgiu da experiência vivenciada no Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários, o qual tem a missão de gerir, promover e desenvolver programas, projetos e atividades relacionadas à assistência ao educando, bem como, promover o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos discentes do IFNMG com vistas à inclusão social e democratização do ensino. Nessa perspectiva, trazer o problema de acesso e de evasão no ensino médio integrado, sobretudo, das classes excluídas para o centro das discussões leva à busca por alternativas para o enfrentamento e prevenção do fracasso escolar possibilitando a estruturação de uma escola democrática. Acredita-se que coletar, agrupar e avaliar evidências sobre o acesso e evasão, com atenção especial a estudantes que correm maior risco de marginalização ou exclusão poderá subsidiar a gestão, a equipe pedagógica, a Coordenadoria de assuntos estudantis e comunitários e profissionais envolvidos em materializar estratégias na promoção da equidade educacional. Apresenta-se neste trabalho uma sugestão de metodologia que permite o monitoramento do acesso e evasão dos estudantes. Espera-se que esse modelo de produto educacional não se encerre no contexto do IFNMG – Campus Araçuaí podendo ser replicado, melhorado e/ou adaptado para outras instituições. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 16,5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Título: dc.title | Relatório diagnóstico - Acesso e evasão no ensino médio integrado: indicadores e trajetórias do IFNMG – Campus Araçuaí | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | |||
---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 17,34 MB | /bitstream/capes/599390/1/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons