Relatório diagnóstico - Acesso e evasão no ensino médio integrado: indicadores e trajetórias do IFNMG – Campus Araçuaí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, André Marcos de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorWetterich, Caio Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T17:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T17:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599390-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido e referenciado teórico/metodologicamente durante a dissertação do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT intitulada “INDICADORES DE EQUIDADE E DE TRA JETÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE ACESSO E DE EVASÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFNMG – CAMPUS ARAÇUAÍ”. A pesquisa teve como objetivo construir e analisar os indicadores de acesso e evasão dos alunos no ensino médio integrado do IFNMG - Campus Araçuaí. O estudo também investigou as relações desses índices com as categorias gênero, cor/raça, vida escolar pregressa, modalidade de ingresso, auxílio financeiro e local de residência. A ideia deste relatório surgiu da experiência vivenciada no Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários, o qual tem a missão de gerir, promover e desenvolver programas, projetos e atividades relacionadas à assistência ao educando, bem como, promover o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos discentes do IFNMG com vistas à inclusão social e democratização do ensino. Nessa perspectiva, trazer o problema de acesso e de evasão no ensino médio integrado, sobretudo, das classes excluídas para o centro das discussões leva à busca por alternativas para o enfrentamento e prevenção do fracasso escolar possibilitando a estruturação de uma escola democrática. Acredita-se que coletar, agrupar e avaliar evidências sobre o acesso e evasão, com atenção especial a estudantes que correm maior risco de marginalização ou exclusão poderá subsidiar a gestão, a equipe pedagógica, a Coordenadoria de assuntos estudantis e comunitários e profissionais envolvidos em materializar estratégias na promoção da equidade educacional. Apresenta-se neste trabalho uma sugestão de metodologia que permite o monitoramento do acesso e evasão dos estudantes. Espera-se que esse modelo de produto educacional não se encerre no contexto do IFNMG – Campus Araçuaí podendo ser replicado, melhorado e/ou adaptado para outras instituições.-
Tamanho: dc.format.extent16,5 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Título: dc.titleRelatório diagnóstico - Acesso e evasão no ensino médio integrado: indicadores e trajetórias do IFNMG – Campus Araçuaí-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
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