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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Lidinei Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wetterich, Caio Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-24T16:55:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-24T16:55:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gamificação em Eletrônica Digital: guia didático para docentes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599389 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia serve de apoio para a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. É produto da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Montes Claros, cuja dissertação é intitulada: “Gamificação em Eletrônica Digital: possibilidades de estímulo à aprendizagem”. O guia foi criado com a finalidade de orientar os professores a utilizarem plataformas online para o desenvolvimento de atividades gamificadas referentes aos conteúdos curriculares da disciplina Eletrônica Digital do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Buscou-se desenvolver a proposta na referida disciplina por ser uma das que apresentam maior índice de retenção. A pesquisa realizada revelou que os discentes consideraram os elementos de jogos como fatores de motivação e engajamento, proporcionando maior interesse pelas aulas. Por isso, incentiva-se seu uso de forma aprofundada e contínua, combinada a outras metodologias que considerem o discente como protagonista na construção dos próprios saberes. O guia está dividido em três seções, a saber: na primeira, é abordado o conceito de gamificação e seus benefícios para a aprendizagem; na segunda, apresentam-se as plataformas utilizadas durante a pesquisa; a terceira demonstra como as atividades foram gamificadas, as respectivas sequências didáticas e quais as necessidades de adequação a cada situação real. Esperamos que este material seja disseminado e reconhecido como uma ferramenta útil para auxiliá-los a realizarem uma prática pedagógica ressignificada, que promova a formação integral dos discentes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 13.305 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | - |
Título: dc.title | Gamificação em Eletrônica Digital: guia didático para docentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de pesquisa orientada | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Guia didático Gamificação em Eletrônica Digital.pdf | 13,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599389/4/Guia didático Gamificação em Eletrônica Digital.pdfDownload |
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