Gamificação em Eletrônica Digital: guia didático para docentes

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Lidinei Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorWetterich, Caio Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T16:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T16:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGamificação em Eletrônica Digital: guia didático para docentes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599389-
Resumo: dc.description.abstractEste guia serve de apoio para a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. É produto da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Montes Claros, cuja dissertação é intitulada: “Gamificação em Eletrônica Digital: possibilidades de estímulo à aprendizagem”. O guia foi criado com a finalidade de orientar os professores a utilizarem plataformas online para o desenvolvimento de atividades gamificadas referentes aos conteúdos curriculares da disciplina Eletrônica Digital do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Buscou-se desenvolver a proposta na referida disciplina por ser uma das que apresentam maior índice de retenção. A pesquisa realizada revelou que os discentes consideraram os elementos de jogos como fatores de motivação e engajamento, proporcionando maior interesse pelas aulas. Por isso, incentiva-se seu uso de forma aprofundada e contínua, combinada a outras metodologias que considerem o discente como protagonista na construção dos próprios saberes. O guia está dividido em três seções, a saber: na primeira, é abordado o conceito de gamificação e seus benefícios para a aprendizagem; na segunda, apresentam-se as plataformas utilizadas durante a pesquisa; a terceira demonstra como as atividades foram gamificadas, as respectivas sequências didáticas e quais as necessidades de adequação a cada situação real. Esperamos que este material seja disseminado e reconhecido como uma ferramenta útil para auxiliá-los a realizarem uma prática pedagógica ressignificada, que promova a formação integral dos discentes.-
Tamanho: dc.format.extent13.305 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPT-
Título: dc.titleGamificação em Eletrônica Digital: guia didático para docentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientada-
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