Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Normelena Diniz-
Autor(es): dc.contributor.authorQuaresma Júnior, Edson Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T17:32:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T17:32:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCartilha - Educação empreendedora integral e politécnica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599372-
Resumo: dc.description.abstractO empreendedorismo está cada vez mais em evidência nos artigos, revistas, livros, assim como na internet. Muitas vezes é visto como termo “novo” para a sociedade e, principalmente, para a educação; contudo, trata-se de um conceito antigo, que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo e que possui pelo menos duas abordagens de destaque: uma economicista e outra social. O empreendedorismo foi inserido no meio educacional somente nas últimas décadas, trazendo consigo, prioritariamente, a herança da visão empresarial e sendo, muitas vezes, confundido com ideias relacionadas ao contexto atual — como business model canvas, pitch de negócios, startups, design thinking, entre outras, que visam reformar a noção do agora “ultrapassado” plano de negócios — e reduzido a elas. Entretanto, conforme será demonstrado ao longo desta cartilha, cabe destacar que o empreendedorismo vai muito além desses vocábulos tão difundidos na atualidade e, principalmente, que todos esses termos estão, eles mesmos, incluídos numa abordagem “ultrapassada” pelos seus próprios limites. Apresentam-se, aqui, conceitos e abordagens do empreendedorismo e da educação empreendedora, bem como sugestões de trabalho para os professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no intuito de contribuir para a efetivação de uma educação empreendedora integral e politécnica.-
Tamanho: dc.format.extent8,27 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPT-
Título: dc.titleEducação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientada-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons