Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Anaísa Duarte de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-24T13:51:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-24T13:51:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo Cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino-aprendizagem: Manual de instruções para o jogo cooperativista | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599370 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do jogo cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino aprendizagem. O estudo foi desenvolvido junto a 20 estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Pará Campus Conceição do Araguaia. A pesquisa implantada foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso que ocorreu nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, período de ensino remoto em consequência da pandemia do novo coronavírus. Partimos do problema de pesquisa: que analisou as contribuições da utilização do jogo cooperativista no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Associativismo e Cooperativismo do curso Técnico em Agropecuária Integrado Campus Conceição do Araguaia do IFPA. Para a realização da coleta de dados, usou-se da observação individual e três questionários semiestruturados; a análise dos dados baseou-se no modelo de Moody e Sindre e na Taxonomia de Bloom. O levantamento bibliográfico foi fundamentado em pesquisas direcionadas à formação integral, ao jogo educativo e ao cooperativismo. Para criação e aplicação do jogo utilizou-se a preparação inicial/diagnóstica, aula expositiva associada ao ensino com pesquisa e a oficina jogo cooperativista. Constatou-se que o jogo cooperativista pode ser uma alternativa de metodologia ativa, já que esta se fundamenta na resolução de problemas por meio de atividades na sensibilização do trabalho coletivo, pelo diálogo aberto entre os estudantes propiciado pelas regras do jogo; vontade de conhecer o trajeto de constituição legal de uma cooperativa criada para o jogo. O jogo promove, ainda, a reflexão acerca do tema cooperativismo, fortalecendo a relação entre os participantes. Portanto, conclui-se que, a partir da avaliação e validação, o jogo cooperativista pode ser uma ferramenta educacional de grande amplitude, atendendo aos mais diversos públicos que tenham interesse em compreender o processo de constituição de uma cooperativa e aumentar seu conhecimento em relação à temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 127 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperativismo. Educação Profissional e Tecnológica. Jogo Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino-aprendizagem: manual de instruções para o jogo cooperativista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de pesquisa orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons