Jogo cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino-aprendizagem: manual de instruções para o jogo cooperativista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Anaísa Duarte de-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Raimundo Laerton de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-24T13:51:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-24T13:51:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherJogo Cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino-aprendizagem: Manual de instruções para o jogo cooperativistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599370-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do jogo cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino aprendizagem. O estudo foi desenvolvido junto a 20 estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Pará Campus Conceição do Araguaia. A pesquisa implantada foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso que ocorreu nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, período de ensino remoto em consequência da pandemia do novo coronavírus. Partimos do problema de pesquisa: que analisou as contribuições da utilização do jogo cooperativista no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Associativismo e Cooperativismo do curso Técnico em Agropecuária Integrado Campus Conceição do Araguaia do IFPA. Para a realização da coleta de dados, usou-se da observação individual e três questionários semiestruturados; a análise dos dados baseou-se no modelo de Moody e Sindre e na Taxonomia de Bloom. O levantamento bibliográfico foi fundamentado em pesquisas direcionadas à formação integral, ao jogo educativo e ao cooperativismo. Para criação e aplicação do jogo utilizou-se a preparação inicial/diagnóstica, aula expositiva associada ao ensino com pesquisa e a oficina jogo cooperativista. Constatou-se que o jogo cooperativista pode ser uma alternativa de metodologia ativa, já que esta se fundamenta na resolução de problemas por meio de atividades na sensibilização do trabalho coletivo, pelo diálogo aberto entre os estudantes propiciado pelas regras do jogo; vontade de conhecer o trajeto de constituição legal de uma cooperativa criada para o jogo. O jogo promove, ainda, a reflexão acerca do tema cooperativismo, fortalecendo a relação entre os participantes. Portanto, conclui-se que, a partir da avaliação e validação, o jogo cooperativista pode ser uma ferramenta educacional de grande amplitude, atendendo aos mais diversos públicos que tenham interesse em compreender o processo de constituição de uma cooperativa e aumentar seu conhecimento em relação à temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent127 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCooperativismo. Educação Profissional e Tecnológica. Jogo Educacional.pt_BR
Título: dc.titleJogo cooperativista como ferramenta educacional transformadora para o ensino-aprendizagem: manual de instruções para o jogo cooperativistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons