Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF), Fiocruz e ISMART | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-21T18:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-21T18:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=y5AQzF0KM88 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIVE 17H - Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599270 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trabalhei a vida toda com educação especial de alunos superdotados. Sou psicóloga e me dediquei a estudar, como identificá-los na sala de aula, porque eu acho que o professor tem uma responsabilidade muito grande. Depois da família, o professor é quem passa a maior parte do tempo com a criança, em situações individuais e coletivas. E no modelo de família que nós temos hoje, quando muitas famílias deixam as crianças o dia inteiro na escola, é a escola que fica mais tempo com a criança. Então, como é que a escola vai identificar o aluno se ela não conhece que comportamentos são típicos do aluno superdotado. Então, eu acabei me dedicando a estudar e a criar instrumento de avaliação desse assunto que a gente vai falar hoje. Apurando nossa observação, refinando a nossa sensibilidade, porque professor tem duas habilidades fundamentais, ser observador e ser sensível. Então, essas duas habilidades são fundamentais pra identificar o aluno superdotado que é um aluno que dá pistas, dá sinais. A gente tem evidências, é fácil elencar evidências científicas numa sala de aula, observando os alunos do dia a dia. Então, foi isso que eu fiz, é isso que eu amo fazer, é isso que eu adoro compartilhar, porque eu acho que conhecimento é pra dividir, não, é pra guardar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | html | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades; Superdotação; Talentos; Precocidade | pt_BR |
Título: dc.title | LIVE 17H - Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Professional em Diversidade e Inclusão; Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia; Pós-Graduação de Ensino de Biociências e Saúde; | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Altas Habilidades e Notório Saber – reconhecendo o conhecimento (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Altas habilidades e Dupla Excepcionalidade (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Bases Legais, Políticas, Técnicas, De Ensino E Sociais Da Diversidade E Inclusão (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Práticas Docentes com ênfase na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais EBS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons