LIVE 17H - Altas Habilidades/Superdotação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense (UFF), Fiocruz e ISMARTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-21T18:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-21T18:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=y5AQzF0KM88-
identificador: dc.identifier.otherLIVE 17H - Altas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599270-
Resumo: dc.description.abstractTrabalhei a vida toda com educação especial de alunos superdotados. Sou psicóloga e me dediquei a estudar, como identificá-los na sala de aula, porque eu acho que o professor tem uma responsabilidade muito grande. Depois da família, o professor é quem passa a maior parte do tempo com a criança, em situações individuais e coletivas. E no modelo de família que nós temos hoje, quando muitas famílias deixam as crianças o dia inteiro na escola, é a escola que fica mais tempo com a criança. Então, como é que a escola vai identificar o aluno se ela não conhece que comportamentos são típicos do aluno superdotado. Então, eu acabei me dedicando a estudar e a criar instrumento de avaliação desse assunto que a gente vai falar hoje. Apurando nossa observação, refinando a nossa sensibilidade, porque professor tem duas habilidades fundamentais, ser observador e ser sensível. Então, essas duas habilidades são fundamentais pra identificar o aluno superdotado que é um aluno que dá pistas, dá sinais. A gente tem evidências, é fácil elencar evidências científicas numa sala de aula, observando os alunos do dia a dia. Então, foi isso que eu fiz, é isso que eu amo fazer, é isso que eu adoro compartilhar, porque eu acho que conhecimento é pra dividir, não, é pra guardar.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehtmlpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades; Superdotação; Talentos; Precocidadept_BR
Título: dc.titleLIVE 17H - Altas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Professional em Diversidade e Inclusão; Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia; Pós-Graduação de Ensino de Biociências e Saúde;pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAltas Habilidades e Notório Saber – reconhecendo o conhecimento (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Altas habilidades e Dupla Excepcionalidade (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Bases Legais, Políticas, Técnicas, De Ensino E Sociais Da Diversidade E Inclusão (CMPDI, PPBI, PGCTIN); Práticas Docentes com ênfase na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais EBSpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons