Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, João Guilherme Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Oscar Maia Barroso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santiago, Silvany Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-20T20:07:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-20T20:07:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edu.TAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida por dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Maracanaú, licenciandos de Química e membros do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores, que após estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, e aguçados pela curiosidade de conhecerem as práticas e concepções dos docentes das escolas da rede pública, realizaram o presente estudo. Os questionamentos surgiram: será que os professores conhecem a teoria da Aprendizagem Significativa? Aplicam sem terem noção que existe uma teoria embasando suas práticas? Buscou-se conhecer as concepções e práticas dos professores no que diz respeito à Teoria da Aprendizagem Significativa, sobretudo, questionar se os professores aplicavam alguma teoria em suas práticas, embora não percebessem. Foi realizada uma pesquisa em campo, de abordagem qualitativa, interpretativa e foi realizado com quatro docentes do ensino médio de duas escolas da rede pública do Ceará no Município de Maracanaú (CE). Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterização quanto à formação e tempo de magistério dos professores e quadro contendo assertivas sobre a teoria da Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que os preceitos da Aprendizagem Significativa não são de domínio dos professores. A pesquisa demonstrou também que os professores entendem que devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, mas não conhecem a Aprendizagem Significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 242.08KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Didática Geral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10431_17082019110220.pdf | 236.41 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599256/2/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10431_17082019110220.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons