PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, João Guilherme Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Oscar Maia Barroso-
Autor(es): dc.contributor.authorSantiago, Silvany Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-20T20:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-20T20:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-24-
identificador: dc.identifier.otherEdu.TASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599256-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida por dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Maracanaú, licenciandos de Química e membros do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores, que após estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, e aguçados pela curiosidade de conhecerem as práticas e concepções dos docentes das escolas da rede pública, realizaram o presente estudo. Os questionamentos surgiram: será que os professores conhecem a teoria da Aprendizagem Significativa? Aplicam sem terem noção que existe uma teoria embasando suas práticas? Buscou-se conhecer as concepções e práticas dos professores no que diz respeito à Teoria da Aprendizagem Significativa, sobretudo, questionar se os professores aplicavam alguma teoria em suas práticas, embora não percebessem. Foi realizada uma pesquisa em campo, de abordagem qualitativa, interpretativa e foi realizado com quatro docentes do ensino médio de duas escolas da rede pública do Ceará no Município de Maracanaú (CE). Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterização quanto à formação e tempo de magistério dos professores e quadro contendo assertivas sobre a teoria da Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que os preceitos da Aprendizagem Significativa não são de domínio dos professores. A pesquisa demonstrou também que os professores entendem que devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, mas não conhecem a Aprendizagem Significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent242.08KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticaspt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDidática Geralpt_BR
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