METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO EM SAÚDE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPolcelli, Daniele Cristina Marin Molero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-20T21:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-20T21:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
identificador: dc.identifier.otherPTE_Daniele Polcellipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599242-
Resumo: dc.description.abstractAo analisar o contexto educacional atual, destaca-se o reconhecimento da necessidade de inovar os métodos de ensino para favorecer a aprendizagem de forma dinâmica e participativa. Com o aumento da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e no ensino, novas perspectivas de trabalho têm ingressado nas salas de aula, no entanto, seja por limites técnicos ou mesmo formativos, nem sempre os professores conseguem efetivar a inserção de práticas inovadoras que viabilizem, de forma criativa, a autonomia do aluno. A respeito, Thadei (2018) acredita haver certo descompasso entre o discurso e a prática, dado que não basta substituir o professor transmissor de informações pelo jargão de professor mediador, pois a mudança requer reflexão e compreensão profundas do conceito de mediação. Frente a essa compreensão, esta Produção Técnica Educacional (PTE) busca colaborar para os estudos e práticas relacionadas à formação docente, sobretudo, no que diz respeito a professores atuantes no Ensino Técnico. Com esse propósito, foram formuladas três questões norteadoras, às duas primeiras voltadas à investigação de materiais que oferecessem subsídios à elaboração de uma proposta interventiva e a terceira com foco articulador para a concretização da PTE. Assim, nos questionamos: como o professor atuante no Ensino Técnico pode efetivamente assumir seu papel de mediador do conhecimento, utilizando as TDIC em prol de um ensino mais dinâmico e atrativo aos alunos? Como as metodologias ativas de ensino e o uso de TDIC podem contribuir de forma significativa para o maior engajamento e autorreconhecimento dos alunos como sujeitos ativos e protagonistas do próprio processo de aprendizagem? Como uma PTE pode ser desenvolvida e aplicada de forma a contribuir para o conhecimento e a implementação de metodologias ativas por professores do Ensino Técnico? Em busca de respostas para as questões supracitadas, foi possível compreender que cursos de formação pedagógica com foco em metodologias de ensino são fundamentais para instrumentalizar os professores de conhecimentos que promovam melhorias nas aulas, tendo como critério o envolvimento ativo de seus alunos. Por instrumentalizar os professores, entende-se não somente oferecer os recursos materiais para a inovação das aulas, mas também promover a reflexão séria e fundamentada sobre suas próprias práticas, destacando que não basta a utilização de novos recursos se os métodos forem os mesmos. Esta PTE, portanto, pretende contribuir para a formação continuada de professores atuantes no Ensino Técnico em Saúde. Embora a proposta aqui descrita focalize professores atuantes em cursos técnicos do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, há flexibilidade para adaptações a outras áreas, mantendo o foco em reflexões metodológicas que motivem transformações em sala de aula. Assim, a PTE é organizada em três seções. A primeira tem caráter introdutório e cumpre a função de contextualizar historicamente o tema, de modo a favorecer a compreensão do leitor. A segunda apresenta a PTE e, em cada uma das subseções, há a descrição minuciosa do Curso de Formação Pedagógica (CFP), detalhando os conteúdos de cada módulo e as atividades propostas tanto nos encontros presenciais quanto na complementação extraclasse. Como seção final, a síntese dos resultados traz as perspectivas construídas pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD), nomeando as categorias identificadas a partir da unitarização de sentidos para a captação do novo emergente (MORAES; GALIAZZI, 2016), de forma a destacar a validade da proposta. O CFP teve como temática o uso de TDIC e metodologias ativas no Ensino Técnico e foi planejado em consonância com as diretrizes da CAPES elaboradas de modo a caracterizar tipos de produtos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação, sendo possível a identificação da PTE como “Curso para Formação Profissional” (CAPES, 2019, p. 38). Manteve-se em foco o objetivo do CFP de demonstrar como o uso de metodologias ativas no Ensino Técnico pode contribuir para a melhoria das aulas, especialmente, com relação ao envolvimento dos alunos. A fundamentação teórica, a análise completa das categorias, bem como a construção do metatexto na íntegra podem ser consultadas na dissertação vinculada a essa PTE; no entanto, apresenta-se aqui a síntese de modo a evidenciar a validade da proposta e garantir que a leitura deste documento possa ser feita de forma independente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,52 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO EM SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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