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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Anielle | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marco, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-18T21:31:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-18T21:31:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22570/1/Contribui%c3%a7%c3%a3oAtividadesEnsino | - |
identificador: dc.identifier.other | Contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599209 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, é comum as crianças vivenciarem situações ligadas à Matemática Financeira, correção monetária, investimentos, entre outros cálculos em que se emprega a porcentagem. Além disso, o incentivo, principalmente pela mídia, ao consumo, a posse de bens materiais, insere-os em um movimento de contato constante com o dinheiro: descontos, taxas de impostos, estudo de estatísticas, em meio a outras possíveis situações emergentes do cotidiano que envolve porcentagem. Nós, educadores, muitas vezes não pensamos na apropriação do conceito de porcentagem e sim, a inserimos em meio ao ensino de frações e decimais. Nesse sentido, nesta pesquisa, busca-se investigar a seguinte questão: Quais são as contribuições de atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem por alunos do 8º ano do ensino fundamental? Na Teoria Histórico-Cultural, a ideia de que o homem, ao produzir conhecimento, modifica seu meio e modifica-se, estão baseadas as referências teóricas e metodológicas para nosso estudo e análise dos dados. Com base nessa premissa, como objetivo principal da pesquisa, pretendeu-se analisar possíveis contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Uberlândia-MG. Para atingir nossos objetivos, investigamos o surgimento da porcentagem em Roma, nos aproximamos de como as propostas de ensino de porcentagem vem sendo apresentadas na literatura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), nos apoiamos na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1991, 2000, 2001, 2002), na atividade de ensino (MOURA, 2000, 2002, 2004, 2011, 2016) e sua relação com a teoria da atividade (LEONTIEV, 1978, 1983). A pesquisa teve sua origem no âmbito de um grupo de dimensão colaborativa, o ―Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica‖ (GEPEMAPe), existente desde o ano de 2015, na Universidade Federal de Uberlândia, campus de Uberlândia-MG. Como instrumentos de produção e construção do material a ser analisado, utilizamos registro, individual e em grupo, das atividades desenvolvidas pelos alunos; registros no diário de campo da pesquisadora; áudio e vídeo das discussões ocorridas entre os protagonistas durante o caminhar e a produção das atividades e registros (fotos, filmagens e anotações) das ações dos alunos. Para analisar o material produzido no desenvolvimento da proposta, como aporte metodológico, recorremos à ideia de episódios (MOURA, 2004), que propõe a escolha de momentos - frases escritas ou faladas, gestos e ações - que explicitam ações reveladoras do processo de formação dos sujeitos participantes. Nas análises dos episódios foram destacadas cenas que permitiram compreender todo o movimento do processo percorrido pelos alunos para a construção do conceito de porcentagem, considerações que possam contribuir com o ensino de tal conceito e, possivelmente, para a formação de professores que ensinam Matemática. Pelas análises realizadas foi possível inferir que compreender os conceitos de razão, de proporção e também operar com as quatro operações básicas envolvendo os números racionais são elementos importantes para que o conceito de porcentagem deixe de ser visto apenas como fração sendo parte do todo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porcentagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade de Ensino | - |
Título: dc.title | Contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto - Anielle.pdf | Produto Educacional | 387,39 kB | /bitstream/capes/599209/2/Produto - Anielle.pdfDownload |
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