Contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândia-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Anielle-
Autor(es): dc.contributor.authorMarco, Fabiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-18T21:31:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-18T21:31:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22570/1/Contribui%c3%a7%c3%a3oAtividadesEnsino-
identificador: dc.identifier.otherContribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599209-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, é comum as crianças vivenciarem situações ligadas à Matemática Financeira, correção monetária, investimentos, entre outros cálculos em que se emprega a porcentagem. Além disso, o incentivo, principalmente pela mídia, ao consumo, a posse de bens materiais, insere-os em um movimento de contato constante com o dinheiro: descontos, taxas de impostos, estudo de estatísticas, em meio a outras possíveis situações emergentes do cotidiano que envolve porcentagem. Nós, educadores, muitas vezes não pensamos na apropriação do conceito de porcentagem e sim, a inserimos em meio ao ensino de frações e decimais. Nesse sentido, nesta pesquisa, busca-se investigar a seguinte questão: Quais são as contribuições de atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem por alunos do 8º ano do ensino fundamental? Na Teoria Histórico-Cultural, a ideia de que o homem, ao produzir conhecimento, modifica seu meio e modifica-se, estão baseadas as referências teóricas e metodológicas para nosso estudo e análise dos dados. Com base nessa premissa, como objetivo principal da pesquisa, pretendeu-se analisar possíveis contribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Uberlândia-MG. Para atingir nossos objetivos, investigamos o surgimento da porcentagem em Roma, nos aproximamos de como as propostas de ensino de porcentagem vem sendo apresentadas na literatura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), nos apoiamos na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1991, 2000, 2001, 2002), na atividade de ensino (MOURA, 2000, 2002, 2004, 2011, 2016) e sua relação com a teoria da atividade (LEONTIEV, 1978, 1983). A pesquisa teve sua origem no âmbito de um grupo de dimensão colaborativa, o ―Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica‖ (GEPEMAPe), existente desde o ano de 2015, na Universidade Federal de Uberlândia, campus de Uberlândia-MG. Como instrumentos de produção e construção do material a ser analisado, utilizamos registro, individual e em grupo, das atividades desenvolvidas pelos alunos; registros no diário de campo da pesquisadora; áudio e vídeo das discussões ocorridas entre os protagonistas durante o caminhar e a produção das atividades e registros (fotos, filmagens e anotações) das ações dos alunos. Para analisar o material produzido no desenvolvimento da proposta, como aporte metodológico, recorremos à ideia de episódios (MOURA, 2004), que propõe a escolha de momentos - frases escritas ou faladas, gestos e ações - que explicitam ações reveladoras do processo de formação dos sujeitos participantes. Nas análises dos episódios foram destacadas cenas que permitiram compreender todo o movimento do processo percorrido pelos alunos para a construção do conceito de porcentagem, considerações que possam contribuir com o ensino de tal conceito e, possivelmente, para a formação de professores que ensinam Matemática. Pelas análises realizadas foi possível inferir que compreender os conceitos de razão, de proporção e também operar com as quatro operações básicas envolvendo os números racionais são elementos importantes para que o conceito de porcentagem deixe de ser visto apenas como fração sendo parte do todo.-
Tamanho: dc.format.extent7,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPorcentagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de Ensino-
Título: dc.titleContribuições das atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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