
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Siqueira Neto, Antônio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo dos Santos, Adevailton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-15T15:06:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-15T15:06:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52928 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Artigo_Antônio Neto(1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599175 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Atualmente é notória a presença do telefone celular no contexto social, educacional e também em poder dos jovens, apesar dele ser objeto de discussões controversas em relação à sua inserção na escola. Este trabalho tem por objetivo investigar um caminho pedagógico, associado à disciplina de Física, considerando o uso do telefone celular como estratégia de contextualização e interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA). O cenário a ser relatado envolve uma pesquisa realizada a partir das atividades de uma sequência didática, que possui como temática principal o uso do celular e envolve textos, vídeos, propostas de atividades práticas, uso de hipermídias e exercícios. Os resultados apontaram que o uso do telefone celular, em uma abordagem CTSA, fez que os estudantes ampliassem o entendimento dos conhecimentos da Física e indicaram fatores que justificam a possibilidade de seu uso no ambiente escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 66KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ondulatória | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de Física por meio do telefone celular | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons