SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE OSCILAÇOES E ONDAS POR MEIO DO ESTUDO DO TELEFONE CELULAR COM ENFOQUE CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira Siqueira Neto, Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardo dos Santos, Adevailton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-15T14:56:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-15T14:56:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação com doipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599174-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa, apresenta e analisa os resultados da aplicação de uma sequência didática, que é uma compilação de diversos conhecimentos já disponíveis na literatura, para um grupo de estudantes da terceira série do ensino médio. O tema central é a vinculação do telefone celular como recurso didático capaz de facilitar a abordagem de tópicos de oscilações e ondas, que visa a formação do estudante em múltiplos aspectos da sua formação. Diante disso, buscamos resposta ao questionamento: É possível conceber um caminho pedagógico que considere o uso do telefone celular como recurso didático para o ensino e aprendizagem em Física? O trabalho se desenvolveu com ênfase em problematizações de diversas situações, as quais permitiram ainda vários momentos de diálogos e discussões. Acrescenta-se ainda que pretendemos proporcionar aos alunos um aprendizado com qualidade social conforme atestam os documentos oficiais da educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A sequência didática contém atividades que envolvem a leitura e interpretações de textos, atividades em grupo, a resolução de exercícios e problemas, a experimentação por meio de simulações de Física e da reflexão desencadeada pelo uso do telefone celular. A coleta de dados foi realizada a partir de diversas atividades respondidas ao longo do estudo da sequência didática e ainda uma avaliação final e individual, na forma de uma proposta de redação, cujo conteúdo foi analisado segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Referente aos conhecimentos revelados, a pesquisa apontou que o telefone celular é um instrumento de significativa potencialidade para desencadear atividades no ensino de Física. Os resultados das atividades revelam que o trabalho com a sequência didática fortaleceu a interação entre os alunos, e deles com o professor. A abordagem dos aspectos tecnológico, cultural, científico e artístico, por sua vez, favoreceu a interdisciplinaridade e a contextualização que dificilmente são trabalhadas em consonância no ensino de Física. Já na avaliação final, percebemos que os alunos apresentaram maior diversidade de pensamentos escritos em detrimento dos orais apresentados nos momentos de discussão das atividades e dos conceitos estudados. Apesar de a pesquisa com o telefone celular ter se revelado como uma possibilidade por meio de uma sequência didática com atividades diversificadas, ao envolver ativamente os alunos no processo de aprendizagem, as aplicações futuras desta proposta apontam para que recortes da sequência didática sejam feitos no sentido de propiciar o aprofundamento das discussões e do aprendizado, incentivando ainda mais o debate a partir de pontos de vista que se diferenciam daqueles presentes no livro didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.787KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOscilaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOndaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelefone celularpt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE OSCILAÇOES E ONDAS POR MEIO DO ESTUDO DO TELEFONE CELULAR COM ENFOQUE CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePósGraduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons