Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO -IFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nobre, Fernanda Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jordane, Alex | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-17T22:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-17T22:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO_A LITERACIA E O MUNDO DO TRABALHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | EBOOK_A LITERACIA COMO PRÁTICA LIBERTADORA NA EJA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599170 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende analisar a partir de círculos de cultura em uma turma de alfabetizandos na Educação de Jovens e Adultos-EJA a compreensão da literacia e o mundo do trabalho numa perspectiva libertadora como premissa na educação. Embasamos em Paulo Freire, especialmente os conceitos da prática dialógica, humanizadora, sujeitos como “não-criança”, trabalhador e transformador. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa em uma construção teórica-reflexiva com base nas características da pesquisa-ação. O produto educacional desse trabalho é um e-book, resultado da pesquisa de campo e embasamento teórico, enriquecendo as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. O produto educacional surgiu com a necessidade de contribuir para a compreensão dos alunos em processo de alfabetização da educação de jovens e adultos-EJA numa perspectiva do sujeito como ‘não-criança’, trabalhador e cidadão. Embasando conceitos que a educação profissional e tecnológica abarca, ou seja, a formação omnilateral, educação popular e o mundo do trabalho como um contexto significativo. A dialogicidade precisa ser fundamentalmente construída pelo educador e educando. É através dessa postura consciente que a compreensão de tudo na vida passará a ser de direito do alfabetizando, uma literacia que transborde a relação dialógico-dialética, em que o conflito será base de construção do conhecimento. Durante a pesquisa de campo e as análises dos dados foi nos permitido entender que os alunos em processo de literacia ainda tem como prerrogativa o mundo do trabalho como o emprego que sustenta de forma precária as necessidades humanas e que isso é fruto da pouca escolarização. Enxergam na educação um caminho para o sustento. Reforçamos com esses resultados que a perspectiva do ensino e da aprendizagem da educação propedêutica ou profissional e tecnológica deve partir não do aluno que está na escola para o mundo do trabalho, mas sim do trabalhador inserido no mundo do trabalho que retorna aos bancos escolares para alfabetização, considerando-os como sujeitos históricos e de direitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos. Literacia. Mundo do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | A LITERACIA E O MUNDO DO TRABALHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A_LITERACIANAEJA.pdf | DISSERTAÇÃO A LITERACIA E O MUNDO DO TRABALHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 2.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599170/2/A_LITERACIANAEJA.pdfDownload |
ebook_EJAELITERACIA.pdf | PRODUTOEDUCACIONAL | 23.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599170/3/ebook_EJAELITERACIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons