Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcêz, Érica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-17T09:17:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-17T09:17:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trilha Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O jogo proposto neste estudo Trilha Matemática, visa por meio dos desafios contidos no percurso, abordar as unidades temáticas destacadas na BNCC para matemática e assim contribuir para que as competências sejam alcançadas. Vale destacar as questões norteadoras dispostas nos desafios um e dois do jogo buscam auxiliar na construção das seguintes habilidades: Explorar a contagem e sequencia; Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado; Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração; Compreender noções de cidadania, sustentabilidade e pensamento crítico. Desta forma a proposta de prazerosamente aplicar práticas e atividades que envolva situações- problemas, atividades investigativas e as quatro operações, por meio do jogo, viabilizando ao aluno vivencias que possibilitam o desenvolvimento na aprendizagem matemática e relacionando-a com a vida social do aluno numa perspectiva interdisciplinar e alinhada a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Diante do exposto acredita-se que com o jogo como intermédio de motivação na construção da aprendizagem matemática e compreensão do mundo que o cerca, fortalece a oportunidade de desenvolver as competências e habilidades previstas no currículo. E se, além disso, a intervenção contribuir para que o aluno desenvolva noções de cidadania, consciência crítica no intuito da autonomia intelectual, e assim chegará perto do ideário progressista onde o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento, então todo o esforço terá valido a pena. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5636,11 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da matemática, Pedagogia, Séries Iniciais, Lúdico, Jogo na Educação, | pt_BR |
Título: dc.title | Trilha Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica- PPGEEB | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino e Aprendizagem em Matemática nas Séries Iniciais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
trilha matemática-mesclado.pdf | Imagens do jogo Trilha Matemática | 6,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599161/2/trilha matemática-mesclado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons