Trilha Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGarcêz, Érica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-17T09:17:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-17T09:17:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-10-
identificador: dc.identifier.otherTrilha Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599161-
Resumo: dc.description.abstractO jogo proposto neste estudo Trilha Matemática, visa por meio dos desafios contidos no percurso, abordar as unidades temáticas destacadas na BNCC para matemática e assim contribuir para que as competências sejam alcançadas. Vale destacar as questões norteadoras dispostas nos desafios um e dois do jogo buscam auxiliar na construção das seguintes habilidades:  Explorar a contagem e sequencia;  Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado;  Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração;  Compreender noções de cidadania, sustentabilidade e pensamento crítico. Desta forma a proposta de prazerosamente aplicar práticas e atividades que envolva situações- problemas, atividades investigativas e as quatro operações, por meio do jogo, viabilizando ao aluno vivencias que possibilitam o desenvolvimento na aprendizagem matemática e relacionando-a com a vida social do aluno numa perspectiva interdisciplinar e alinhada a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Diante do exposto acredita-se que com o jogo como intermédio de motivação na construção da aprendizagem matemática e compreensão do mundo que o cerca, fortalece a oportunidade de desenvolver as competências e habilidades previstas no currículo. E se, além disso, a intervenção contribuir para que o aluno desenvolva noções de cidadania, consciência crítica no intuito da autonomia intelectual, e assim chegará perto do ideário progressista onde o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento, então todo o esforço terá valido a pena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5636,11 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática, Pedagogia, Séries Iniciais, Lúdico, Jogo na Educação,pt_BR
Título: dc.titleTrilha Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica- PPGEEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino e Aprendizagem em Matemática nas Séries Iniciaispt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
trilha matemática-mesclado.pdfImagens do jogo Trilha Matemática6,21 MBAdobe PDF/bitstream/capes/599161/2/trilha matemática-mesclado.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons