ROBÓTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho Aparecida, Geisla-
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior de Souza José, Arlindo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-15T19:16:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-15T19:16:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599156-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa aplicada, tendo a colaboração de seis estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, com objetivo de desenvolver uma Proposta de Ensino usando a Robótica Educacional na Física e Matemática, associada à Modelagem e às novas tecnologias. A partir das atividades sobre Função e Movimento Retilíneo Uniforme, os estudantes fizeram um modelo, utilizando-se do programa Excel na elaboração de gráficos. Para isso, utilizaram um produto de baixo custo, baseado na arquitetura do arduino, de hardware e software abertos, e um modelo de tutorial de robótica educacional baseado nos métodos de trabalho independente e ambiente de aprendizagem. Os resultados mostraram que a Robótica se torna um grande estímulo natural da criança, despertando-a e motivando-a a se envolver nas atividades. Além disso, a aprendizagem das ciências e, em particular, da Matemática, na utilização da Robótica pode ser prazerosa, quando a experimentação é realizada de forma bem planejada, de modo que o conhecimento passa a ter significados para o aluno, aumentando o seu interesse na resolução de questões desafiadoras. O produto elaborado foi a criação de um site, no qual depositamos informações utilizadas para obtenção dos resultados, temas como da Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, a sequência didática aplicada aos alunos sobre os conteúdos de MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e Função Afim e o teste de carrinhos entre as equipes e um guia de aplicação nos estudos de Movimento Retilíneopt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.047KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacional. Tecnologia Digital. Modelagem Matemática. Física e Matemática.pt_BR
Título: dc.titleROBÓTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons