
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Pytlowanciw, Rosangela | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Filho, José de Pinho Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-14T20:43:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-14T20:43:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 5-05-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599145 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa discorre sobre a utilização da Avaliação Formativa no Ensino de Ciências na Educação Básica. A Avaliação Formativa têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno durante as aulas e investigar a estratégias eleitas na prática docente. Ao tomar como referência construtos teóricos na área da avaliação, foram elencadas algumas dificuldades que restringem ou impedem a prática dessa modalidade avaliativa. Essas dificuldades foram questionadas na visão dos professores de Ciências, a fim de investigar quais delas têm maior influência sobre a sua pouca utilização. Metodologicamente, caracteriza-se como uma investigação qualitativa e quantitativa, razão pela qual faz uso de questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas, na busca de investigar, quais os motivos mais relevantes para que essa modalidade avaliativa não se faça presente com a frequência desejada na sala de aula. Como decorrência dos dados obtidos e submetidos à análise, seja pela pesquisa literária, seja pela investigação com os professores, o estudo apontou uma convergência de resultados entre as dificuldades apresentadas na literatura e as apontadas pelos professores. Dentre essas dificuldades, algumas se destacam como a falta de conhecimento dos professores sobre o tema ‘avaliação’, a falta de tempo e disponibilidade devido a condições de trabalho ou mesmo a comodidade de manter a avaliação na mesma forma que ele mesmo foi avaliado em seus anos escolares. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
| Título: dc.title | A avaliação formativa no ensino de ciências na ótica de professores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: