A avaliação formativa no ensino de ciências na ótica de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPytlowanciw, Rosangela-
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, José de Pinho Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-14T20:43:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-14T20:43:50Z-
Data de envio: dc.date.issued5-05-14-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599145-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa discorre sobre a utilização da Avaliação Formativa no Ensino de Ciências na Educação Básica. A Avaliação Formativa têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno durante as aulas e investigar a estratégias eleitas na prática docente. Ao tomar como referência construtos teóricos na área da avaliação, foram elencadas algumas dificuldades que restringem ou impedem a prática dessa modalidade avaliativa. Essas dificuldades foram questionadas na visão dos professores de Ciências, a fim de investigar quais delas têm maior influência sobre a sua pouca utilização. Metodologicamente, caracteriza-se como uma investigação qualitativa e quantitativa, razão pela qual faz uso de questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas, na busca de investigar, quais os motivos mais relevantes para que essa modalidade avaliativa não se faça presente com a frequência desejada na sala de aula. Como decorrência dos dados obtidos e submetidos à análise, seja pela pesquisa literária, seja pela investigação com os professores, o estudo apontou uma convergência de resultados entre as dificuldades apresentadas na literatura e as apontadas pelos professores. Dentre essas dificuldades, algumas se destacam como a falta de conhecimento dos professores sobre o tema ‘avaliação’, a falta de tempo e disponibilidade devido a condições de trabalho ou mesmo a comodidade de manter a avaliação na mesma forma que ele mesmo foi avaliado em seus anos escolares.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
Título: dc.titleA avaliação formativa no ensino de ciências na ótica de professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais