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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marli, Horn | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-14T15:44:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-14T15:44:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional 'PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS ADAPTADO ÀS DEMANDAS E POTENCIALIDADES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UNIÃO DA VITÓRIA – PARANÁ' | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599136 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Com a convicção de que é preciso haver mudanças na prática docente, a proposta de formação continuada que constitui este produto educacional estruturou-se com referência no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em diferentes contextos catarinenses antes e durante a pesquisa. O programa é desenvolvido pelos pesquisadores que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, criada em 2012, a partir de discussões entre profissionais de vários países, especialmente do contexto brasileiro, propostas por Saturnino de la Torre, pesquisador e ex-coordenador do Grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático – GIAD da Universidade de Barcelona – UB, Espanha. O Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas compromete-se com a superação do ensino atomizado e descontextualizado. Ele tem sido desenvolvido com o apoio dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, uma metodologia criada por Torre e Zwierewicz (2009) cujo ponto de partida ancora-se na vida e, por isso, envolve a realidade dos docentes e estudantes envolvidos para ir “[…] ‘além da reprodução’ de conhecimentos e ‘além da análise crítica da realidade’”. Assim, não se trata de seguir uma receita, mas de identificar e valorizar possibilidades de “[…] construção, em sala de aula, de propostas e/ou produtos que contribuam para qualificar as próprias condições de vida [...]” de estudantes e docentes e, dessa forma, ampliar “[...] a resiliência dos que se implicam no desenvolvimento de cada PCE” (ZWIEREWICZ, 2013, p. 166), expressando o pensamento complexo por meio do qual se “[…] promove uma educação emancipadora porque favorece a reflexão do cotidiano, o questionamento e a transformação social” (PETRAGLIA, 2013, p. 21). Essa metodologia foi utilizada tanto nos encontros formativos ocorridos durante a pesquisa como na implementação das práticas pedagógicas de responsabilidade de gestores e docentes que participaram da formação, dinamizando um currículo escolar vinculado às demandas dos estudantes e de suas comunidades, sem, contudo, subestimar os problemas vivenciados globalmente. Como produto educacional, a proposta formativa adaptada é resultado de uma pesquisa com intervenção desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar uma proposta formativa transdisciplinar e ecoformadora com base no Programa de Formação em Escolas Criativas e suas contribuições para a prática pedagógica, o planejamento do ensino e a transformação do entorno escolar. A proposta foi devidamente ajustada à realidade dos docentes de União da Vitória, Paraná, seu contexto de aplicação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,46 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas Criativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecoformação | pt_BR |
| Título: dc.title | Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas ajustado a demandas de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR às | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto da dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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