Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas ajustado a demandas de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR às

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarli, Horn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-14T15:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-14T15:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional 'PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS ADAPTADO ÀS DEMANDAS E POTENCIALIDADES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UNIÃO DA VITÓRIA – PARANÁ'pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599136-
Resumo: dc.description.abstractCom a convicção de que é preciso haver mudanças na prática docente, a proposta de formação continuada que constitui este produto educacional estruturou-se com referência no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em diferentes contextos catarinenses antes e durante a pesquisa. O programa é desenvolvido pelos pesquisadores que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, criada em 2012, a partir de discussões entre profissionais de vários países, especialmente do contexto brasileiro, propostas por Saturnino de la Torre, pesquisador e ex-coordenador do Grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático – GIAD da Universidade de Barcelona – UB, Espanha. O Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas compromete-se com a superação do ensino atomizado e descontextualizado. Ele tem sido desenvolvido com o apoio dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, uma metodologia criada por Torre e Zwierewicz (2009) cujo ponto de partida ancora-se na vida e, por isso, envolve a realidade dos docentes e estudantes envolvidos para ir “[…] ‘além da reprodução’ de conhecimentos e ‘além da análise crítica da realidade’”. Assim, não se trata de seguir uma receita, mas de identificar e valorizar possibilidades de “[…] construção, em sala de aula, de propostas e/ou produtos que contribuam para qualificar as próprias condições de vida [...]” de estudantes e docentes e, dessa forma, ampliar “[...] a resiliência dos que se implicam no desenvolvimento de cada PCE” (ZWIEREWICZ, 2013, p. 166), expressando o pensamento complexo por meio do qual se “[…] promove uma educação emancipadora porque favorece a reflexão do cotidiano, o questionamento e a transformação social” (PETRAGLIA, 2013, p. 21). Essa metodologia foi utilizada tanto nos encontros formativos ocorridos durante a pesquisa como na implementação das práticas pedagógicas de responsabilidade de gestores e docentes que participaram da formação, dinamizando um currículo escolar vinculado às demandas dos estudantes e de suas comunidades, sem, contudo, subestimar os problemas vivenciados globalmente. Como produto educacional, a proposta formativa adaptada é resultado de uma pesquisa com intervenção desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar uma proposta formativa transdisciplinar e ecoformadora com base no Programa de Formação em Escolas Criativas e suas contribuições para a prática pedagógica, o planejamento do ensino e a transformação do entorno escolar. A proposta foi devidamente ajustada à realidade dos docentes de União da Vitória, Paraná, seu contexto de aplicação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Criativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoformaçãopt_BR
Título: dc.titlePrograma de Formação-Ação em Escolas Criativas ajustado a demandas de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR àspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Básica - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto da dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons