Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE- UFG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ELENICE DE FÁTIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-14T13:18:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-14T13:18:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599112 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de portfólio digital surge a partir da minha pesquisa intitulada: Abordagem Triangular: uma experiência estética na Educação Infantil desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021. Desta forma, compartilho minha experiência vivida no projeto artístico desenvolvido com crianças durante seis meses utilizando a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e isso justifica-se pela importância de trabalhar Artes Visuais de modo contemporâneo, progressista, dialogal e pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas no ambiente escolar com crianças nessa faixa etária e que possam contribuir para o desenvolvimento delas. Os artistas escolhidos para trabalhar nessa Abordagem Triangular foram: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Antônio Poteiro, Américo Poteiro e Candido Portinari. O produto teve como referenciais teóricos, Barbosa (2007,2014, 2012), Iavelberg (2013) Vygotsky (2018). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante com crianças de três a quatros anos, no Cmei Cristiano Emídio Martins, do município de Goiânia, sendo trabalhado duas vezes na semana. Todos os gestos, manifestações, falas, impressões e percepções das crianças foram fotografadas, filmadas, anotadas e depois materializado para o portfólio digital | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | HTML | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil. Abordagem Triangular. Artes Visuais. | pt_BR |
Título: dc.title | ARTES VISUAIS COM A ABORDAGEM TRIANGULAR: CAMINHOS E POSSIBILIDADES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL.docx | 18.44 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/599112/2/PRODUTO_EDUCACIONAL.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons