ARTES VISUAIS COM A ABORDAGEM TRIANGULAR: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEPAE- UFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, ELENICE DE FÁTIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-14T13:18:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-14T13:18:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599112-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de portfólio digital surge a partir da minha pesquisa intitulada: Abordagem Triangular: uma experiência estética na Educação Infantil desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021. Desta forma, compartilho minha experiência vivida no projeto artístico desenvolvido com crianças durante seis meses utilizando a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e isso justifica-se pela importância de trabalhar Artes Visuais de modo contemporâneo, progressista, dialogal e pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas no ambiente escolar com crianças nessa faixa etária e que possam contribuir para o desenvolvimento delas. Os artistas escolhidos para trabalhar nessa Abordagem Triangular foram: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Antônio Poteiro, Américo Poteiro e Candido Portinari. O produto teve como referenciais teóricos, Barbosa (2007,2014, 2012), Iavelberg (2013) Vygotsky (2018). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante com crianças de três a quatros anos, no Cmei Cristiano Emídio Martins, do município de Goiânia, sendo trabalhado duas vezes na semana. Todos os gestos, manifestações, falas, impressões e percepções das crianças foram fotografadas, filmadas, anotadas e depois materializado para o portfólio digitalpt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,0MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeHTMLpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil. Abordagem Triangular. Artes Visuais.pt_BR
Título: dc.titleARTES VISUAIS COM A ABORDAGEM TRIANGULAR: CAMINHOS E POSSIBILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFGpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFGpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons