LABOR: versão TST na siderurgia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES-
Autor(es): dc.contributor.authorBravo, Rafaela Gomes Bravo-
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Marize Lyra Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Maria José de Resende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-13T16:51:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-13T16:51:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherLABOR: versão TST na siderurgia-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599089-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional consiste em um jogo de tabuleiro cooperativo que é resultado da pesquisa de Dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. A proposta consiste em simular por meio do jogo situações cotidianas do profissional técnico em segurança do trabalho, para que os estudantes desse curso tenham no produto uma ferramenta eficaz no auxílio a aprendizagem significativa dos conteúdos que permeiam seu percurso formativo. O jogo foi criado especialmente para atender as demandas apresentadas pelos estudantes do Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no entanto é perfeitamente aplicável à públicos congêneres (profissionais em treinamento empresariais de SST – Saúde e Segurança do Trabalho; estudantes de segurança do trabalho em quaisquer modalidades; etc). A ideia da criação do jogo cooperativo com fins didáticos surgiu a partir da observação da dificuldade apresentada por alguns alunos em assimilar conteúdos, ora em razão do volume de informações que se necessita dominar, ora em virtude das defasagens educacionais de alguns estudantes, que especialmente na EJA – Educação de Jovens e Adultos, parece se destacar. A dinâmica de cooperação presente no jogo, bem como a prevalência do uso de estratégias em detrimento do fator sorte, são características que garantem maior potencial cognitivo ao produto, que incentiva a interação entre os jogadores e os obrigam a compartilhar seus conhecimentos prévios em prol da vitória do grupo.-
Tamanho: dc.format.extent2.283 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPT. Jogo. Gamificação. Educação de Jovens e Adultos. Segurança do Trabalho.-
Título: dc.titleLABOR: versão TST na siderurgia.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons