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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Veras, Thays de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-13T11:48:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-13T11:48:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUDAL VALE DO ACARAÚ - THAYS DE SOUSA VERAS- DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599085 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho teve por objetivo analisar a transposição didática dos estudos de gênero nos cinco livros didáticos de Sociologia ofertados no PNLD - Programa Nacional do Livro Didático (2018). A partir da perspectiva do discurso pedagógico,classificamos os estudos de gênero em duas esferas: da contextualização e recontextualização. Entendemos por contextualização o processo de elaboração das teorias, conceitos e conteúdos, da mesma forma que a recontextualização é a reelaboração desses conhecimentos. O livro didático é uma ferramenta pedagógica inserida no campo da recontextualização e, para tal, apresenta uma modalidade de escrita didática, com técnicas específicas. O trabalho desempenhou uma análise de conteúdo que identificou os pressupostos metodológicos (temas, teorias e conceitos) que se referem aos estudos de gênero nos livros didáticos, demonstrou os referenciais teóricos que constituem o campo de estudos de gênero no âmbito acadêmico e realizou a exegese da transposição didática desses referenciais teóricos nos manuais didáticos de Sociologia. A pesquisa qualitativa compreendeu que existiram semelhanças e disparidades na recontextualização do conteúdo sobre os estudos de gênero nos manuais didáticos, verificou que o espaço dedicado à temática sofreu variações em relação aos eixos temáticos para a sua abordagem, considerou que a exclusividade ou a falta de espaço na transposição dos conteúdos importa no enquadramento e na classificação dos estudos de gênero. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero. Livro-didático. Sociologia. Transposição. | pt_BR |
Título: dc.title | A recontextualização dos estudos de gênero nos livros didáticos de sociologia do ensino médio (PNLD 2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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