A recontextualização dos estudos de gênero nos livros didáticos de sociologia do ensino médio (PNLD 2018)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVeras, Thays de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-13T11:48:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-13T11:48:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUDAL VALE DO ACARAÚ - THAYS DE SOUSA VERAS- DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599085-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho teve por objetivo analisar a transposição didática dos estudos de gênero nos cinco livros didáticos de Sociologia ofertados no PNLD - Programa Nacional do Livro Didático (2018). A partir da perspectiva do discurso pedagógico,classificamos os estudos de gênero em duas esferas: da contextualização e recontextualização. Entendemos por contextualização o processo de elaboração das teorias, conceitos e conteúdos, da mesma forma que a recontextualização é a reelaboração desses conhecimentos. O livro didático é uma ferramenta pedagógica inserida no campo da recontextualização e, para tal, apresenta uma modalidade de escrita didática, com técnicas específicas. O trabalho desempenhou uma análise de conteúdo que identificou os pressupostos metodológicos (temas, teorias e conceitos) que se referem aos estudos de gênero nos livros didáticos, demonstrou os referenciais teóricos que constituem o campo de estudos de gênero no âmbito acadêmico e realizou a exegese da transposição didática desses referenciais teóricos nos manuais didáticos de Sociologia. A pesquisa qualitativa compreendeu que existiram semelhanças e disparidades na recontextualização do conteúdo sobre os estudos de gênero nos manuais didáticos, verificou que o espaço dedicado à temática sofreu variações em relação aos eixos temáticos para a sua abordagem, considerou que a exclusividade ou a falta de espaço na transposição dos conteúdos importa no enquadramento e na classificação dos estudos de gênero.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGênero. Livro-didático. Sociologia. Transposição.pt_BR
Título: dc.titleA recontextualização dos estudos de gênero nos livros didáticos de sociologia do ensino médio (PNLD 2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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