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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Aline Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-12T14:45:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-12T14:45:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Aline Gonçalves de Sousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599075 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Ciências Sociais. Pesquisa Científica. Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | “É pesquisando que se aprende”: A pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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TCC Aline Gonçalves de Sousa.pdf | 957.32 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599075/2/TCC Aline Gonçalves de Sousa.pdfDownload |
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