Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Antonio Josinaldo Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-12T14:22:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-12T14:22:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Antônio Josinaldo Soares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa os livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), a partir da sociologia ambiental e de suas grandes tendências teóricas. A pesquisa justifica-se pela identificação de lacunas de estudos nessa temática e pela relevância em investigar como as questões ambientais se apresentam dentro desse material didático, legitimado e proposto para as escolas públicas e considerado um dos principais recursos de auxílio ao professor no desenvolvimento das mediações pedagógicas. Nessa perspectiva, este estudo se norteou a partir da seguinte questão: qual o lugar e o tratamento conferido à sociologia ambiental e seus aportes teóricos nos livros didáticos de Sociologia? Dentro desta questão, constituiu-se o principal objetivo do trabalho: identificar a sociologia ambiental nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD/2018 e descrever seu arcabouço teórico. A pesquisa se caracteriza como uma análise documental exploratória, com uma abordagem de natureza qualitativa e centrada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) via categorização. Para tanto, a sociologia ambiental compõe uma das categorias de análises, juntando-se a ela as suas perspectivas teóricas mais promissoras para o entendimento da relação sociedade-natureza e as origens das problemáticas socioambientais: conflitos ambientais, sociedade de risco, modernização ecológica e desenvolvimento sustentável. A pesquisa identificou certo esforço dos livros didáticos analisados, no sentido de abordar esse novo campo científico e as questões ambientais, mas de forma incipiente e com lacunas. Não há consenso entre as obras didáticas em relação ao conteúdo da sociologia ambiental que deve compor os seus programas de ensino, até mesmo a presença dessa disciplina não é certa, uma vez que nem todos os livros trazem de forma explícita os conteúdos pertencentes a esse campo. Por sua vez, compreende-se que as limitações observadas podem estar relacionadas à juventude dessa sociologia específica, a qual se encontra em processo de solidificação e expansão. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático. Ensino de Sociologia. Sociologia ambiental. Questões ambientais. | pt_BR |
Título: dc.title | Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Antônio Josinaldo Soares.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599057/2/TCC Antônio Josinaldo Soares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons