Perfil e percepção dos docentes sobre o ensino de sociologia na educação básica no cariri paraibano.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grande-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Aracele Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-12T13:33:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-12T13:33:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-30-
identificador: dc.identifier.otherTCC Aracele Barbosa Gomes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599054-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da Sociologia na Educação Básica Brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto a questão da formação dos profissionais que lecionam a disciplina. Estes desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Nos últimos anos, com a reintrodução da disciplina em todas as séries do Ensino Médio, os estudos e pesquisas sobre o ensino da Sociologia tem obtido maior espaço na área educacional. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos professores que atuam com o ensino da Sociologia na Educação Básica nas escolas da 5ª Gerência Regional de Educação, localizada na região do Cariri Paraibano, buscando assim compreender qual a relação dessa percepção com a área de formação desses profissionais, e como estes analisam a importância da Sociologia na Educação Básica. Em decorrência desta concepção sobre o ensino de Sociologia ser recente e complexo, optou-se pela pesquisa exploratória e explicativa com abordagem quanti-qualitativa mediante a análise bibliográfica e a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para tanto, os argumentos utilizados neste trabalho foram referenciados pela contribuição de autores como Meucci (2002), Carvalho (2004), Silva (2007) e Moraes (2011) que têm colaborado com estudos sobre o processo de institucionalização e intermitência do ensino de Sociologia na Educação Básica. A partir desta pesquisa, constatou-se que não diferente da realidade do país, a oferta do ensino de Sociologia na região do Cariri Paraibano também se encontra fragilizada, seja no que se refere à ausência de profissionais com formação específica na área, como também a falta de diálogo entre os profissionais que atuam nas escolas da região. Essa temática apresenta-se de forma extremamente complexa e pouco estudada, o que nos revela que ainda há muito a ser estudado, discutido e analisado sobre.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia. Educação Básica. Percepção dos professors. Cariri Paraibano.-
Título: dc.titlePerfil e percepção dos docentes sobre o ensino de sociologia na educação básica no cariri paraibano.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
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