Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Aracele Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-12T13:33:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-12T13:33:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Aracele Barbosa Gomes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599054 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da Sociologia na Educação Básica Brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto a questão da formação dos profissionais que lecionam a disciplina. Estes desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Nos últimos anos, com a reintrodução da disciplina em todas as séries do Ensino Médio, os estudos e pesquisas sobre o ensino da Sociologia tem obtido maior espaço na área educacional. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos professores que atuam com o ensino da Sociologia na Educação Básica nas escolas da 5ª Gerência Regional de Educação, localizada na região do Cariri Paraibano, buscando assim compreender qual a relação dessa percepção com a área de formação desses profissionais, e como estes analisam a importância da Sociologia na Educação Básica. Em decorrência desta concepção sobre o ensino de Sociologia ser recente e complexo, optou-se pela pesquisa exploratória e explicativa com abordagem quanti-qualitativa mediante a análise bibliográfica e a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para tanto, os argumentos utilizados neste trabalho foram referenciados pela contribuição de autores como Meucci (2002), Carvalho (2004), Silva (2007) e Moraes (2011) que têm colaborado com estudos sobre o processo de institucionalização e intermitência do ensino de Sociologia na Educação Básica. A partir desta pesquisa, constatou-se que não diferente da realidade do país, a oferta do ensino de Sociologia na região do Cariri Paraibano também se encontra fragilizada, seja no que se refere à ausência de profissionais com formação específica na área, como também a falta de diálogo entre os profissionais que atuam nas escolas da região. Essa temática apresenta-se de forma extremamente complexa e pouco estudada, o que nos revela que ainda há muito a ser estudado, discutido e analisado sobre. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. Educação Básica. Percepção dos professors. Cariri Paraibano. | - |
Título: dc.title | Perfil e percepção dos docentes sobre o ensino de sociologia na educação básica no cariri paraibano. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Aracele Barbosa Gomes.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599054/2/TCC Aracele Barbosa Gomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons